01 JUL 2022
PARCERIAS
SEGURANÇA PÚBLICA
Dário Giometti realiza maior Eletiva de Segurança Pública da região

Simulação de acidente de trânsito mobilizou mais de 80 pessoas em evento que atraiu grande público à escola nesta sexta-feira

A colisão entre dois veículos de passeio na manhã desta sexta-feira, dia 1º de julho, deixou uma vítima fatal e duas outras pessoas feridas (uma delas em estado grave). O acidente aconteceu defronte à entrada principal da Escola Estadual “Dário Giometti”, em Castilho, mobilizando policiais militares e civis, o resgate do Corpo de Bombeiros, ambulâncias, Brigada de Combate a Incêndios e, infelizmente, uma funerária.

Este breve relato fictício foi exatamente o que aconteceu hoje durante a culminância da Eletiva sobre segurança pública que envolveu cerca de 40 estudantes do Ensino Fundamental 2, além de professores, policiais civis, militares, bombeiros, agentes funerários, motoristas da Central de Ambulâncias, equipe de segurança do Trabalho da Prefeitura e voluntários da Brigada Municipal de Castilho.

O evento foi acompanhado de perto por centenas de alunos, pais e curiosos, atraídos pelo ruído de sirenes, barulho de acidente, fumaça e grande movimentação de pessoas. Todo o processo foi acompanhado de perto e transmitido ao vivo pelos principais veículos de comunicação do município, que elogiaram o trabalho desenvolvido nos últimos cinco meses pela professora Elizângela junto aos cerca de 40 alunos.

As eletivas das escolas públicas da rede Estadual de Ensino foram criadas com o objetivo de fomentar a escolha correta de profissão entre os alunos. A cada início de ano letivo, dirigentes, coordenadores e professores se reúnem com os estudantes para saberem quais profissões gostariam de seguir ao terminar o ensino médio. Com base nos resultados, são formados grupos de trabalho encarregados de estudar mais profundamente cada profissão escolhida e apresentar os resultados aos companheiros de escola.

De acordo com a professora Elizângela, cerca de 80 alunos da escola Dário Giometti revelaram interesse nas forças de segurança pública, visando as policias civil e militar, os bombeiros, ambientais e até mesmo rodoviários. Com base nisso, 40 deles foram selecionados para participar desta eletiva que de março até agora, envolveu centenas de horas de aprendizado, treinamento, palestras e até mesmo exames de aptidão física simulando os testes a que os candidatos à PM se submetem nos concursos.

Durante todo o evento que durou cerca de 15 minutos que lembraram muito uma produção cinematográfica, o Cabo Rufino narrou ao público cada etapa da simulação, coordenando a entrada das personagens em cena. O resultado desta enorme mobilização foi surpreendentemente realista, com ricos detalhes que foram das maquiagens à vestimenta impecável, além da forte presença policial no local. A excelência da Eletiva trouxe a Castilho militares de grande patente regional, como o Capitão Marcos Romancini - da Polícia Rodoviária, o Capitão Silva Rosa – ex integrante da Rota em SP, capitão Valdomiro, comandante da 1ª Cia do 28º BPMi, e o comandante da PM local, Estigarribia.

Confira nos vídeos e na galeria de fotos abaixo, cada detalhe deste grande evento:

Fonte: Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto
Autor: Assessoria de Gabinete
Local: E.E. Dário Giometti
01/07/2022
Eletiva sobre Segurança Pública da EE "Dário Giometti"
Vídeos Vinculados
Eletiva sobre Segurança Pública da EE