07 JUN 2022
Prefeitura anuncia retomada das obras na Creche do Nova York

O Prefeito Paulo Boaventura pediu e a Câmara de Vereadores aprovou a Lei Municipal nº 3.163, que autoriza a Prefeitura a investir R$ 461 mil para finalizar a tão esperada Creche Escola do Bairro Nova York.

Com aproximadamente 70% das obras concluídas, a creche irá desafogar o fluxo de crianças atualmente atendidas nas três únicas creches pertencentes à rede municipal de ensino: CEI Criança Feliz (Laranjeiras), Musa Telles (Leão I) e CEMEI Adelaide Foizer (Alípio). Atualmente, as creches municipais recebem um total de 455 crianças.

A nova creche segue basicamente o padrão estrutural da CEMEI Adelaide, porém receberá também os pequenos da pré escola. Segundo a previsão inicial da Secretaria Municipal de Educação, cerca de 120 crianças serão acolhidas na nova unidade escolar.

CURIOSIDADE: Em novembro de 2020, a Lei Municipal nº 2.954, sugerida por todos os vereadores, atribuiu à Creche o nome do saudoso “Professor Hilário Prates de Medeiros” que além de lecionar em várias escolas da rede municipal de ensino, foi diretor do então Departamento Municipal de Educação, além de ser um grande amante do futebol e responsável pela conquista de várias emendas parlamentares.

ENTENDA O CASO DA CRECHE ESCOLA

A Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FDE) e a Secretaria Estadual de Educação firmaram o convênio para construção daquela Creche Escola ainda no ano de 2013 e a expectativa era que a obra iniciada no ano seguinte, fosse entregue aos castilhense até o final de 2016.

Porém, logo no início do ano seguinte, as obras que vinham sendo executadas pela empreiteira castilhense AaZ, foram paralisadas, quando a construção havia ultrapassado pouco mais de 65% da área total a ser construída (813,78 m2).

Ainda em 2017, um novo processo licitatório foi aberto pela Prefeitura (Licitação nº 60/17) e a empresa Mundial Engenharia Santa Fé Eireli-EPP venceu a concorrência. Porém, de acordo com os registros de pagamentos feitos pela Prefeitura a esta empresa, somente pouco mais de R$ 93 mil foram pagos a ela em setembro de 2020 por serviços prestados naquela creche.

Em 15 de outubro do ano passado, numa tentativa de concluir a obra e entregar a nova creche à população, o prefeito Paulo Boaventura firmou um novo contrato com a construtora Mundial Engenharia, mas ainda assim, a empresa não conseguiu cumprir o acordo.

Agora, com o respaldo Legislativo, Paulo Boaventura já determinou a abertura de novo processo licitatório para conseguir finalizar a construção.

Fonte: Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto
Autor: Assessoria de Gabinete