03 JUN 2022
Alunos do 1ª Ano “C” do Mauro Roberto vencem Concurso de Recicláveis feito pela SAMAT

Com a impressionante arrecadação de 107,55Kg de recicláveis, o vencedor do concurso de coleta seletiva realizado entre as crianças matriculadas na rede municipal de ensino, foi o Primeiro Ano “C”, da escola Professor Mauro Roberto Manoel.

Quem orientou os pequenos vencedores nesta competição que mobilizou todos os primeiros anos das escolas municipais Youssef Neif Kassab, Mauro Roberto Manoel e Dijanira Bozzo Jorge, foi a professora Cibele, que acompanha o 1º “C” no período da tarde.

O concurso promovido pelo setor de Meio Ambiente da SAMAT em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, premiará os vencedores com um dia inteiro de muitas atividades que incluem cinema e muitas guloseimas.

DISPUTA ACIRRADA

Segundo as Engenheiras Ambientais Maria Custódio e Elaine Ludovico, a garotada superou todas as expectativas dos organizadores.

Pelo que conversamos com alguns pequenos durante a pesagem realizada na tarde desta quinta-feira, muitos aproveitaram que seus pais já separam regularmente o material reciclável para acrescentar apenas os outros materiais coletados entre os vizinhos, colegas e familiares. Todos estavam muito empolgados durante a pesagem”, analisou Elaine.

Na escola Dr. Youssef Neif Kassab, três turmas matriculadas no período da manhã participaram do concurso: 1º ano Vermelho (da Professora Suelen), arrecadou 61,80Kg; o 1º ano Amarelo (da Professora Cristiana), coletou 47,65Kg; e, o 1º ano Azul (da Professora Rosimeire), reuniu 45,55Kg de recicláveis. Já no período da tarde, a escola mobilizou os alunos do 1º ano Verde (da Professora Nani), que contabilizou 49,15Kg de material; o 1º ano Branco (da Professora Cleide), ficou na lanterninha, com 5,40Kg coletado.
Com clientela escolar muito menor, a escola Dijanira Bozzo Jorge teve um único representante no concurso, que foram os pequenos do 1º ano “A”, da Professora Eliane (período da manhã), e que reuniram um total de 21,95Kg de recicláveis.
Por fim, a escola Mauro Roberto também teve apenas um representante no período da manhã, que foi o 1º ano “A” da Professora Elizabete, que recolheu 33,35Kg de material. Já no período da tarde, foram duas turmas: o 1º ano “B”, da professora Léia, ajuntou 30,10Kg de recicláveis e, os grandes campeões do 1º ano “C”, somaram a impressionante quantia de 107,55Kg.

IMPACTO POSITIVO – Em apenas dois dias, o trabalho conjunto dessas 09 salas de aula retiraram das ruas e deram destinação correta a 402,50Kg de material reciclável. Considerando o recolhimento combinado por cada escola, a dr. Youssef foi a responsável por pouco mais de 50% de todo o material recolhido (209,55Kg).

O foco principal não é a competição entre as escolas e salas de aula. Mas sim, todo o processo educativo e de conscientização que envolveu as crianças dentro das salas de aula onde os professores utilizaram a cartilha entregue aos alunos para ensiná-los o que é e o que não é reciclável. Outro ponto positivo é que parte da disputa teve que ser realizada em casa mesmo pelos alunos, o que também mobilizou os pais e demais familiares. Enfim, o concurso atingiu todos os objetivos esperados e com muito sucesso”, pontuou Maria Custódio.

Fonte: SAMAT - Secretaria de Agricultura, Meio Ambiente e Turismo
Autor: Assessoria de Gabinete