01 JUN 2022
Saúde inicia treinamento de motoristas da Central para atendimentos emergenciais

Curso mobilizará um efetivo de 44 motoristas que passarão por treinamento em horário adverso às suas escalas de trabalho

A secretária de Saúde – Márcia Zoteli e sua equipe, estão organizando a agenda dos motoristas da Central de Ambulâncias para que eles passem por treinamentos específicos visando socorrer vítimas de acidentes graves e outras ocorrências emergenciais que possam surgir no dia a dia de suas atividades no município.

Segundo ela, a intensa rotatividade na escala dos motoristas que atendem o vasto território municipal deve ser bem planejada para não comprometer o atendimento à população:

Esta Secretaria está preocupada e mobilizada para assegurar o atendimento humanizado à nossa população. Por isso, estes treinamentos e outros que virão pela frente, são de grande importância, pois garantem a eficiência do atendimento em casos graves, o que favorece o socorro no tempo correto para reduzir o máximo de riscos à vida dos atendidos”, explicou.

BATALHÃO DE SOCORRO – A Prefeitura de Castilho possui um dos maiores quadros profissionais de motoristas em toda a região. De acordo com a Secretaria de Saúde, um total de 44 motoristas estão atualmente à serviço da Central de Ambulâncias em escalas de trabalho que funcionam 24 horas por dia, durante os sete dias da semana. Deste total, 14 foram admitidos somente neste ano de 2022.

APRENDIZADO - O treinamento deste verdadeiro batalhão de motoristas, está à cargo do Cb Rodrigo Rufino, da Base Comunitária de Castilho (BCom). Os primeiros encontros entre o Bombeiro e motoristas, aconteceu nesta terça-feira (31), no pátio da própria Central de Ambulâncias.

De acordo com Rodrigo Rufino, neste primeiro contato com os motoristas estão sendo transmitidas informações sobre o uso correto da maca, necessidade de sempre ter a prancha de socorro nos veículos, uso correto dos coletes cervicais, técnicas de movimentação dos pacientes, etc. Estes primeiros encontros com as turmas ocupa aproximadamente uma hora de treinamento preparatório.

Finalizado este primeiro bate-papo instrutivo com todos os motoristas, o passo seguinte será iniciar a transmissão de conhecimentos em Primeiros Socorros. Esta segunda etapa exige mais tempo. Segundo Rodrigo, o mínimo necessário para um curso eficiente e de qualidade em Primeiros Socorros, exige pelo menos três horas diárias de treinamento durante um período de aproximadamente uma semana. Finalizado o curso, os motoristas recebem Certificado.

Nestes primeiros contatos já pude observar que a equipe dos motoristas é capacitada, atenciosa e tem interesse em aprender. O que já indica que o curso de Primeiros Socorros terá bons resultados na qualidade do atendimento prestado à população”, avaliou Rodrigo.

Fonte: Secretaria Municipal de Saúde e Vigilância
Autor: Assessoria de Gabinete