22 MAR 2022
CAMPANHAS OFICIAIS
Boletim confirma regressão em casos de Covid e novo Decreto desobriga o uso de Máscaras

Secretaria de Saúde também anunciou para este sábado, o início da 4ª etapa de vacinação para idosos com mais de 80 anos

A 14ª edição do Boletim Epidemiológico que acompanha os casos de Covid-19 no município de Castilho foi divulgada hoje (22) pela Secretaria de Saúde. No comparativo com os meses anteriores, a quantidade geral de notificações (casos suspeitos) caiu drasticamente para 305 nos primeiros 21 dias de março. A quantidade é equivalente a 1/3 do total de notificações recebidas pela Secretaria de Saúde em todo o mês de fevereiro.

Também neste mesmo período do mês de março, foram computados 57 casos positivos de infecção, contra os 471 contabilizados em fevereiro. Dentre os pacientes com suspeita de contaminação, 44 aguardam o resultado dos exames.

A má notícia é que a quantidade de óbitos registrada somente neste ano de 2022 chegou a 10, que é considerado um aumento significativo em relação ao divulgado em 15 de fevereiro, quando 07 pacientes haviam sido vitimados pela Covid-19.

USO DE MÁSCARAS

Ainda preocupada com o salto quantitativo de casos positivos da Covid-19 no início de janeiro, a Secretaria de Saúde em conjunto com o Comitê de Prevenção e Combate ao coronavírus, decidiram seguir as novas regras anunciadas pelo Plano São Paulo em sua atual fase de Retomada Segura. Não obstante, escolas, prédios públicos, escritórios, estabelecimentos comerciais, salões de eventos, templos religiosos e academias, por exemplo, podem optar por manter o uso das máscaras ou outros métodos de proteção facial.

O uso obrigatório continua válido para todas as unidades de saúde, hospital, clínicas, consultórios, farmácias e drogarias. Além destas, empresas de transporte de passageiros e táxis, por exemplo, devem continuar exigindo o uso de máscaras, inclusive nos respectivos locais de acesso (áreas de embarque e desembarque).

Para baixar e ler o novo Decreto na íntegra, acesse a página 03 do Diário Oficial Eletrônico clicando no link: https://dosp.com.br/exibe_do.php?i=MjM1Mjc5.

4ª DOSE E NOVA ETAPA DE VACINAÇÃO

A secretária municipal de Saúde, Márcia Zoteli, também informou que a vacinação com a 4ª dose imunizante contra a Covid-19 começará a ser aplicada aos castilhenses com mais de 80 anos de idade neste sábado, dia 26 de março, das 13h às 19h, no CIS. Para tomar a vacina, basta que o idoso apresente o seu CPF e também o comprovante das etapas anteriores de vacinação contra o coronavírus.

Neste mesmo horário e data (sábado, 26, das 13 às 19h, no CIS), também serão aplicadas a 1ª dose (necessário apresentar CPF e comprovante de residência), 2ª doses e reforço (apresentar CPF e carteira das vacinações anteriores), e imunização das crianças de 05 a 11 anos (obrigatória a presença de um adulto, apresentação de CPF e carteira de vacinação da criança).

Fonte: Secretaria Municipal de Saúde
Autor: Assessoria de Gabinete