07 MAR 2022
ALERTA: 50% das castilhenses entre 40 e 69 anos AINDA NÃO não agendaram a Mamografia

Secretária de Saúde faz um apelo para que as mulheres não deixem de lado esta importante forma de prevenção. Prazo para agendamentos termina nesta sexta-feira

Restando apenas 04 dias para que as mulheres castilhenses com idades entre 40 e 69 anos agendem seu exame de mamografia na Sala de Acolhimento do CIS (Centro Integrado de Saúde), a secretária Márcia Zoteli está preocupada com o volume muito abaixo da meta prevista para os agendamentos.

De acordo com ela, até o final da tarde de sexta-feira passada (04), apenas 570 exames haviam sido agendados. Embora o número possa parecer elevado, ele não representa nem 50% da quantidade de exames que foram reservados para serem realizados em Castilho pela Carreta de Barretos.

Estas 570 mulheres agendaram seus exames do dia 09 de fevereiro até 04 de março, ou seja, um intervalo longo de tempo. Agora, faltam apenas 04 dias para finalizarmos os agendamentos e mais de 50% das castilhenses com idade entre 40 e 69 anos ainda não compareceram ao CIS. Isso é muito preocupante!, afirmou Márcia.

Para exemplificar o tamanho do problema, a secretária acrescentou que 1188 exames de mamografia foram ofertados pela Carreta de Barretos e pediu a todas as mulheres que ainda não agendaram seus exames, que dirijam-se até o CIS, com urgência, até sexta-feira, dia 11, das 08h às 15h30, levando consigo os seguintes documentos: cópia do RG e CPF, Cartão do CIS, comprovantes de residência e de vacinação contra a Covid-19.

A mamografia pode prevenir o câncer de mama ou tornar o tratamento mais eficaz quando a doença é descoberta no início. Além disso, é totalmente gratuito. Portanto, conversem com seus familiares e amigos que tem 40 anos ou mais e peçam que faça o agendamento enquanto existe tempo”, finalizou Márcia.

Fonte: Secretaria Municipal de Saúde e Vigilância
Autor: Secretaria de Saúde