05 FEV 2022
Início do Planejamento Escolar 2022 é marcado pela arte, palestra e presença de autoridades

Missão dos educadores da rede municipal termina na tarde de segunda-feira (07) e aulas presenciais começam no dia seguinte

O prefeito Paulo Boaventura fez questão de prestigiar o segundo dia de Planejamento Escolar da rede municipal de Ensino nesta quinta-feira, 03, quando a secretária da Pasta – Silvânia Cintra, preparou uma programação especial para dar acolhida aos professores.
A pauta do dia foi aberta pela secretária-adjunta Valéria Cristina, responsável pelo protocolo das atividades especiais, que após as boas vindas em cada período de atividades, cedeu a palavra para que o Padre Paulinho e o Pastor Samarone realizassem o momento ecumênico destinado a abençoar as atividades dos grupos.
Ao desejar boas vindas a todos, Silvânia destacou o compromisso de cada educador com o futuro de nosso município e as propostas de transformarem a Educação pública castilhense numa das maiores de todo o Estado e, porque não, do País:

Castilho é uma cidade privilegiada em recursos financeiros e agora também por termos um Prefeito que não se contenta com o desempenho regular de nossas escolas nos índices de avaliação oficial do Estado e do País. Por isso, temos o compromisso de utilizar bem estes recursos e toda a estrutura à nossa disposição, para elevar a nossa qualidade de ensino aos patamares máximos desta nação. Em busca deste objetivo, hoje temos como nossa grande parceira a Mercury Renew e o programa ‘Mercury Gerando Futuros’, que alguns já conhecem, mas que todos terão a satisfação de ver em ação em nosso município dentro de pouquíssimo tempo”, saudou a secretária municipal de Educação.

De fato, o prefeito Paulo Boaventura transmitiu aos professores e demais autoridades o mesmo entusiasmo e reforçou o compromisso de sua Administração com a Educação Municipal:

Vamos investir aquilo que for necessário e criar condições para que as nossas crianças, jovens e adultos, tenham ao seu alcance o conhecimento que pavimenta o sucesso profissional e abre as portas para o crescimento individual e coletivo, assim como para o mundo com todas as suas possibilidades”, afirmou o Chefe do Executivo municipal.

Além da secretária e do prefeito, também fizeram uso da palavra a dirigente regional de Educação, Selênia Silvia Witter de Melo, e representantes da Quitanda Soluções Criativas, responsável pela condução do programa “Mercury Gerando Futuros” em Castilho.

O QUE VÊM POR AÍ

A equipe técnica da Quitanda apresentou a todos, os princípios que norteiam as ações sociais da Empresa Mercury Renew, destacando sua contribuição e comprometimento com o crescimento sustentável através do uso de energia limpa, ações de responsabilidades ambiental e a proposta Educacional contida no Programa “Mercury Gerando Futuros” dentro do contexto Educação e Geração de Rendas.
Além disso, foram apresentadas ações do programa como a ‘Educação Continuada de Rede Pública de Ensino (Ed. Financeira e Novas Tecnologias)’; Formação livre para os alunos (Educação Financeira, Novas Tecnologias, Fotografia e Audiovisual, Game, e Robótica); Inovação e melhoria da infraestrutura escolar (laboratórios e kits didáticos tecnológicos); Concurso metodológico de Educação Financeira (com premiação para as 20 melhores práticas aplicadas); e, Formação Técnica Profissional e Empreendedorismo (Geração de renda, empregos e inclusão produtiva).

Mas, tão importante quanto apresentar este leque de opções, foi destacar a todos os presentes que as ações se potencializam, fomentando a divulgação do programa e os valores sustentáveis, inovadores, inclusivos e transformadores que alicerçam a iniciativa “Mercury Gerando Futuros”.

CULTURA

Igualmente responsável pela pasta da Cultura, Silvânia brindou os professores com a belíssima apresentação da BAMAC - Banda Marcial de Castilho e uma dança exclusiva do novo repertório da Professora das Oficinas Municipais de Cultura, Denizy Barsante.

Cultura é essencial para a nossa vida e aprendizado. Por isso, atendendo pedido do nosso prefeito Paulo Boaventura, começamos no ano passado, após o retorno das atividades presenciais e vamos continuar incluindo apresentações de nossos alunos e professores no máximo possível de eventos promovidos pela Prefeitura de Castilho de agora pra frente”, antecipou Silvânia.

SEJA A MUDANÇA!

Reforçando as palavras de todos que o antecederam no palco do Anfiteatro castilhense, o psicólogo Júlio César retornou ao município para motivar os presentes com a palestra: “SEJA A MUDANÇA QUE VOCÊ QUER VER NO MUNDO”, cujo conteúdo foi bastante elogiado pelos professores da rede municipal de Educação Infantil (creche e pré-escola) e também do Ensino Fundamental I e II, cada qual em seus respectivos horários para evitar o risco de aglomeração.
Já nesta sexta e também na segunda-feira, o Planejamento Escolar 2022 segue em frente, com agrupamentos dos professores e pautas direcionadas para cada segmento.

Fonte: Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto
Autor: Secretaria de Educação