20 DEZ 2021
AGENDA CULTURAL
População e autoridades prestigiam 1ª apresentação pública da “Família de Belém”

Emocionado, Padre Paulinho elogiou o Prefeito Paulo e a secretária Silvânia pelo resgate desta importante tradição. Cidinho, líder da Companhia de Reis, agradeceu todo o apoio e se comprometeu a manter o padrão que enalteceu Castilho em todo o Estado

Um grande número de castilhenses compareceu à Praça Matriz no final da tarde deste domingo (19), para prestigiar a 1ª apresentação pública da Companhia de Reis “FAMÍLIA DE BELÉM”, recém criada no município com apoio da Prefeitura e da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto.

Além dos castilhenses, representantes das conceituadas companhias andradinenses: “Herdeiros de Belém”, “Capelinha de Belém” e também da recém criada “Estrela da Guia”, de Pereira Barreto, vieram prestigiar e prestar suas homenagens à mais nova integrante do circuito regional que começa a ser articulado pelo Departamento de Cultura de Castilho.

O prefeito Paulo Boaventura e a 1ª Dama, Edileuza Boaventura, também acompanharam cada minuto da apresentação inédita, que representou a chegada dos reis magos Baltazar, Gaspar e Belchior a Belém, onde nasceu o Menino Jesus. Ao lado dele, o Padre Paulinho, as secretárias de Educação – Silvânia Cintra, de Assistência Social – Raquel da Silva Jorge Gregolin, de Administração – Eunice Pereira, de Gabinete – Daniele Natal, a diretora de Cultura – Professora “Nê” Adono, diretor de Transporte – Claudionor Donizete e o vereador Albecyr Pedro, representando a Câmara Municipal.

A cada passo dos foliões entre os arcos ritualísticos, o mestre de cerimônias Sidnei Ferreira narrava o significado desta tradição centenária. Ao mesmo tempo, centenas de flashs e vídeos eram registrados pelo público.

APOIO E INCENTIVO - A Prefeitura de Castilho, através da Secretaria de Educação, Cultura e Desporto, participou ativamente do processo de retomada desta tradição que já colocou Castilho no topo do ranking das maiores companhias de Reis do Estado de São Paulo.

Em suas falas, tanto o prefeito Paulo Boaventura quanto a secretária de Educação, Silvânia, hipotecaram todo o apoio do Município à recém formada companhia:

Todos nós lembramos com saudades de nossa adolescência, quando a Folia de Reis Estrela do Oriente projetou Castilho em todo o cenário, atingindo o status de uma das maiores companhias do Estado. É uma satisfação imensa ver este grupo aqui reunido e notar que grande parte dos membros são filhos, netos e ex-membros da nossa primeira Companhia de Reis. Podem contar com total apoio da Prefeitura de Castilho e do nosso Departamento de Cultura para que vocês possam representar o nosso município em todo o Estado”, afirmou Paulo Boaventura.

Temos enorme satisfação em contribuir com esse processo de retomada das raízes culturais e introdução de linguagens e expressões artísticas do Município. A Folia de Reis “Estrela do Oriente” projetou Castilho vários anos seguidos no Revelando São Paulo, que é uma das maiores vitrines culturais de todo o país. Estamos trabalhando para que não só a “Família de Belém” possa reconquistar este espaço, como também outras categorias artísticas de nosso município. E este processo só está em andamento porque o nosso prefeito Paulo Boaventura tem um olhar carinhoso e atento para as necessidades de mudança que nossa população espera há tanto tempo”, completou Silvânia.

Padre Paulinho revelou-se, sem dúvida alguma, como um dos cidadãos mais felizes com o retorno desta tradição folclórico-religiosa. Ele acompanhou cada passo dos foliões, registrando em vídeos e fotos as evoluções e canções deles na passagem pelos arcos e também na celebração defronte ao presépio.

Em nome da Companhia, o presidente Cidinho e o embaixador Matita, agradeceram a presença de todos, mostraram-se emocionados e agradeceram o prefeito Paulo e a secretária Silvânia por todo o empenho em ajudá-los neste recomeço.

Para você que não pode estar presente ou não registrou este momento especial em nenhuma mídia, a Secretaria de Educação, Cultura e Desporto preparou um álbum de fotos e também uma playlist com vídeos dos principais momentos desta grande festa. Para assistir os vídeos, basta clicar em: https://youtube.com/playlist?list=PLJEfB2lihjvQ7GE0MbY8Q23kAvaBVtmFt.

TRADIÇÃO - Para aqueles que não conhecem a história, a Folia de Reis está ligada a uma tradição cristã de origem portuguesa e espanhola, que provavelmente foi trazida ao Brasil no século 19. Ela representa a visita feita pelos Três Reis Magos que foram até a manjedoura levando consigo presentes que tinham uma simbologia:

• O Ouro: representava a realeza

• O Incenso: representava a divindade ou a fé

• E a Mirra: representava a imortalidade

A Folia de Reis é celebrada na religião católica com o objetivo de comemorar a visita dos três Reis Magos Gaspar, Belchior e Baltazar, ao menino Jesus. Esta celebração dura 12 dias: vai desde 24 de dezembro - véspera do nascimento de Jesus, até o dia 6 de janeiro, data na qual os Reis Magos chegam a Belém.

Fonte: Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto
Local: Praça da Matriz