13 DEZ 2021
Campanhas do “Novembro Azul” superam expectativas da Secretaria de Saúde
Mais de sete mil exames foram realizados. Procura do público masculino demonstra maior interesse da população deste grupo, em cuidar da saúde.
O mês de Novembro reservou, à Secretaria de Saúde de Castilho, trabalhos específicos voltados para os cuidados com a saúde do homem. O Novembro Azul, foi realizado de maneira estratégica, devido ao fato de a Pandemia de Coronavírus ter minado a realização de grandes eventos ou ações.

O fechamento destas ações aconteceu no dia 03 de dezembro, superando as expectativas da direção da pasta, e dos profissionais diretamente ligados ao trabalho.

“Nossos agentes de saúde fizeram várias visitas, fizemos ampla divulgação nas redes sociais, além de carro de som e agendamentos nas Unidades Básicas de Saúde. A coleta destes exames foi feita por laboratório cadastrado o que gerou mais de mil coletas, resultando em 7.773 exames”, destaca a Secretária de Saúde, Marcia Zoteli.

Em coro, o coordenador de atenção básica, Carlos Tencarte, comemora a adesão dos homens castilhenses, na campanha de prevenção contra o câncer de próstata.

“Vimos nos números, que a população masculina vem se preocupando mais com a saúde. Estes exames nos ajudarão a entender melhor como está a saúde deste grupo de cidadãos, e desenvolver políticas públicas e dedicar a atenção necessária a cada caso”, destaca Tencarte.

A secretária de saúde Marcia Zoteli, ressaltou a importância da prevenção ao câncer de próstata que, quando detectado no início da doença, tem maior chance de cura. “Portanto, você que fez os exames, os resultados já estão nas UBS, basta procurar e se informar”, disse a Secretária, Marcia.

O prefeito Paulo Boaventura, destaca a importância dos cuidados do homem e sua saúde. Para ele, é imprescindível que exista maior interesse por parte deste grupo de cidadãos, afim de melhorar o atendimento e os diagnósticos.

“Aos poucos muitas barreiras vão sendo quebradas, e os homens vão se colocando em um patamar diferente em relação aos cuidados com a sua saúde. É notório que a informação, tem gerado um despertar para isso, e os números estão ai para comprovar”, finaliza o prefeito.
Fonte: SMS
Autor: Ygor Andrade