14 SET 2021
AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO
Castilho empossa nova composição do Conselho de Meio Ambiente
A cerimônia aconteceu no anfiteatro do CIEC, e os novos membros do CONDEMA aproveitaram para escolher a presidente e a secretária, que seguirão pelo próximo biênio.
Foi empossada, na tarde desta terça-feira (14), no anfiteatro do CIEC (Centro Integrado de Educação e Cultura), a nova composição do CONDEMA (Conselho de Meio Ambiente).

O prefeito Paulo Boaventura e o vice, Marcos Visual, prestigiaram a cerimônia, que contou também, com a presença do Secretário de Agricultura, Turismo e Meio Ambiente, José Carlos Justi.

O Chefe do Executivo Municipal, destacou a importância do retorno do Conselho, principalmente, pelos sinais que a natureza vem dando.

“Nós vemos que os animais, araras principalmente, estão vindo com mais frequência buscar alimento próximo da cidade e aqui dentro também. Isso é bonito, mas não é bom, pois significa que estamos invadindo muito o habitat natural deles, e tirando o sucesso na busca por comida. Por isso, a importância do retorno do CONDEMA às suas atividades, ganha ainda mais relevância”, comentou o prefeito.

A Engenheira Ambiental, Jéssica Afonso fez importante menção ao Programa Município Verde e Azul (PMVA), programa do Governo Estadual que avalia as ações de meio ambiente realizadas pelas cidades, e que acabam pontuando e gerando um ranking, que facilita o envio de recursos às cidades com melhor colocação.

“Castilho fez a pontuação mínima nos últimos dois anos. Nós estamos trabalhando, com um enorme desafio, para que Castilho volte a ser uma cidade com maior pontuação e melhor posição nesse ranking. As ações como cursos, plantios de árvores, lançamentos de projetos e programas, todas elas contam pontos, e nós temos condições elevar o nível em que estamos”, destaca Jéssica Afonso.

A posse foi dada, e uma eleição foi realizada para a escolha dos dois principais cargos do conselho, presidência e secretaria. A presidente do CONDEMA, será a Engenheira Ambiental, Maria Custódio, e a Secretaria, soba a responsabilidade da, também Engenheira Ambiental, Jéssica Afonso.

A cerimônia de posse, também serviu como primeira reunião do Conselho, o que também já conta pontos como ação realizada, no PMVA.

Veja a seguir, a lista com os setores e os nomes dos representantes e seus suplentes.

Secretária de Agricultura, Meio Ambiente e Turismo: Titular, Maria José Custódio e suplente, Rodolfo Alves Scapim.
Secretaria Municipal de Saúde e Vigilância Epidemiológica: Titular, Leila Kassab Ferraz e suplente, Luciana Neves de Carvalho.
Secretaria Municipal de Obras e Logradouros: Titular, Igor de Aguiar Emidio e suplente, Alex Rogério Ferreira.
Câmara Municipal de Castilho: Titular, Anderson da Silva e suplente, Louane Dailhy de Souza.
Da sociedade civil, Rotary Club de Castilho, Mariana Mundin Abrão Rodrigues como titular, e Wilciele Tayana Costa Alencar, como suplente.
Associação Comercial e Industrial de Castilho: Titular, Marcelo Andraus Domingues e suplente, Márcia Luzia Dures de Almeida Paganelli.
Representantes da empresa Águas de Castilho: Titular, Matheus Felipe Cunha da Silva e suplente, Danilo da Silva.
Os representantes da imprensa são: Titular, Antônio José do Carmo e suplente, Naiane Medeiros do Carmo.
E representantes da Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de Andradina e Região (AEAR), titular, Jéssica Afonso Gabriel e suplente, João Rodrigo Begas Prado.
Fonte: SAMAT
Autor: Ygor Andrade