27 AGO 2021
CEI Profª. Adelaide Nóbrega Arraes Foizer se consolida como modelo de sustentabilidade
Integrando o Programa Município Verde Azul, a CEI entrega projetos que mostram como é ser uma escola do futuro e sustentável.
A Creche de Educação Infantil Professora Adelaide Nóbrega Arraes Foizer se consolidou como uma instalação Modelo em Sustentabilidade e integra o Programa Município Verde Azul. Localizada no Conjunto Alípio na Rua Benedito Rodrigues Matos nº 300, a CEI possui uma cisterna (reservatório de água da chuva), gerando maior economia. A água armazenada pode ser utilizada para lavar pisos, calçadas e irrigar plantas, por exemplo.

A “sustentabilidade” aumenta, quando o assunto energia solar entra em pauta. No caso da CEI Profª. Adelaide Nóbrega Arraes Foizer, painéis solares foram instalados, transformando os raios do sol em energia elétrica, por meio do efeito fotovoltaico.

As Lixeiras Seletivas, também são uma “grande sacada da sustentabilidade”. A separação correta de resíduos contribui muito para o meio ambiente, além de facilitar a coleta seletiva realizada pelo município.

Outro grande fator, são as áreas impermeáveis, onde parte do terreno permite que a água da chuva seja absorvida pelo solo, evitando inundações e ajudando o reabastecimento do lençol freático.

Todas as lâmpadas da unidade educacional, foram substituídas por LED, sustentáveis, pois não fazem uso de mercúrio, apresentam baixo consumo de energia, além de não emitir calor, melhorando na temperatura ambiente nas salas.

Acompanhando esta tendência, a CEI também conta com sensores de fotocélula, que permite o acendimento automático das luzes externas, apenas quando escurece, evitando ainda mais os gastos desnecessários e o desperdício de energia.

Ainda falando de economia de energia, as descargas de dupla vasão também fazem parte do sistema de sustentabilidade implantado na escola, que basicamente é um sistema de duas válvulas que podem ser acionadas separadamente, dependendo da quantidade de água que se quer dispensar. Com isso, também temos as torneiras com fechamento automático evitam o desperdício de água, contribuindo com a economia de água e a sustentabilidade.

Utilizar a iluminação natural e ventilação cruzada são peças importantes deste sistema. Itens que permitem a entrada de luz e ventilação natural nos ambientes, promove a economia de energia elétrica reduzindo a necessidade do uso de lâmpadas, ventiladores e aparelhos de ar condicionado, além de propiciar um ambiente mais natural e saudável.

O bicicletário. O uso de bicicletas reduz a emissão de gases poluentes na atmosfera, melhora a mobilidade urbana e proporciona inúmeros benefícios a saúde. Bicicleta é um meio de locomoção sustentável.

Acessibilidade. A sustentabilidade é um conceito que trabalha sob três pilares: social, ambiental e econômico. Um ambiente sustentável deve ser inclusivo, garantindo a participação de todos.

Os tons das tintas interferem na absorção do calor do sol pelas paredes, e também, na propagação da luz dentro dos ambientes. As cores claras absorvem menos calor e refletem mais luz, com isso, reduz o gasto com climatização e iluminação. Por isso, há adoção de pinturas mais claras.

“Os itens também podem ser facilmente instalados nas residências, promovendo economia de água, de energia e cooperando com as questões ambientais” explica a Diretora da Creche, Claudia Regina Flor.

Fonte: Sec. Educação
Autor: Ygor Andrade