23 AGO 2021
AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO
Secretaria de Agricultura, Meio Ambiente e turismo-SAMAT monitora atividades voltadas à proteção do solo
A Secretaria municipal de Agricultura, Meio Ambiente e Turismo- SAMAT realizou nesta ultima semana visitas técnicas em postos de combustíveis do município para verificar as condições que permitem constatar as medidas de proteção do solo.

Conforme levantamento realizado junto a Infraestrutura de Dados Espaciais ambientais do estado de São Paulo, Castilho possui duas áreas de contaminação de solo registradas, ocasionadas por atividades de postos de combustíveis, ambas as áreas já estão em processos de remediação.

A ação de monitoramento dos postos de combustíveis tem como objetivo evitar que ocorra a contaminação de novas áreas, já que tais empreendimento apresentam riscos de contaminações ao solo.

Durante as visitas foram verificadas as licenças de operação emitidas pela Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo), o sistema de detecção de vazamentos nos armazenamentos dos combustíveis, o tratamento de efluentes e os resíduos sólidos gerados. Destaca-se que não se trata de ação fiscalizadora, mas sim visitas técnicas para atendimento à proposta, que garantem a proteção do meio ambiente, evitando contaminação do solo e dos lençóis freáticos. Foram visitados seis postos e todos estavam em conformidade.
Fonte: Sec. Agricultura Meio Ambiente e Turismo
Autor: Ygor Andrade