08 JUN 2018
Reflexão do Meio Ambiente em Castilho inicia com palestra no dr Youssef

CASTILHO – A programação da Semana do Meio Ambiente iniciou nesta terça-feira,05, pelo colégio dr. Youssef Neif Kassab. Mas as atividades alusivas ao tema devem durar todo o mês de junho conforme pré-estabelecido entre a Secretaria Municipal de Educação e o setor do Meio Ambiente de Castilho.

A proposta visa cada vez mais inserir os castilhenses dentro da agenda A3P em prol do selo Município Verde Azul. “Nossas ações precisam ser concretas. Os alunos serão nossos principais multiplicadores”, destacou Fabiano Augusto Castilho Teno, responsável do Meio Ambiente na cidade.

PALESTRA – Os alunos do 1º ao 3º ano da escola dr. Yousse assistiram no pátio da unidade escolar uma palestra com os policiais ambientais Fidalgo e sargento Roberto – comandante local.

Durante meia hora, em cada período, os policiais falaram sobre a importância da preservação do meio ambiente e como cada aluno pode colaborar. Além de imagens e ilustrações, o sargento Roberto utilizou de historinhas para contextualizar o tema. Falou ainda de várias situações em que o homem tem sido o próprio destruidor da natureza.

Durante a palestra, entre uma pergunta e outra, alguns dos pequenos fizeram questão de ‘denunciar’ ao policial terem testemunhado pessoas agindo de forma contrária a preservação do Meio Ambiente.

REDAÇÃO – A programação continua nesta quarta-feira,06, com uma proposta diferente. Alunos dos 4ºs e 5ºs anos de todas escolas municipais participarão de um concurso de redação cujo tema será: “O meio ambiente e você”. Mas antes, eles serão reunidos no anfiteatro do CIEC onde devem ouvir uma palestra promovida por representantes da empresa Águas de Castilho.

As cinco melhores redações do 4º ano e as cinco melhores do 5º ano renderá aos respectivos autores uma cesta com livros e mais um brinde de papelaria. Entre essas dez redações, a melhor de todas dará ao autor um Tablet.

FORMAÇÃO – Nos dias 13, 14 e 15 de junho haverá duas formações para grupos distintos de Castilho. Dia 13, em Presidente Prudente, a capacitação será para os catadores de recicláveis. Enquanto que nos dias 14 e 15 o curso ‘Conservação de Estradas Rurais’ será em Andradina para operadores de máquina.

“Devemos oferecer outras palestras ao longo desse mês também para a comunidade em vários bairros da cidade. O tema que queremos trabalhar com a população é sobre as queimadas urbanas e rural. Muito pertinente para nossa realidade”, finalizou Teno.