25 ABR 2023
FINANÇAS
PLANEJAMENTO ECONÔMICO
Paulo Boaventura debate com prefeitos da AMUSUH como recuperar receitas

Como recuperar receitas sem perdê-las?” Este foi o principal tema da reunião que o prefeito de Castilho, Paulo Duarte Boaventura, debateu na tarde desta segunda-feira, 24, com prefeitos da AMUSUH (Associação Nacional dos Municípios Sedes de Usinas Hidrelétricas). A reunião convocada de forma extraordinária pelo prefeito Otávio Gomes (Ilha Solteira) – que é presidente da AMUSUH, ocorreu por videoconferência.
Na ocasião foi apresentada a atualização do estudo da CFURH (Compensação Financeira Pela Utilização de Recursos Hídricos), com base no ano 2022 para que os prefeitos possam definir estratégia de atuação. A CFURH é um ressarcimento pela ocupação de áreas de usinas hidrelétricas e um pagamento pelo uso da água na geração de energia.
Conforme os estudos técnicos apontados pela entidade,
nos últimos cinco anos houve uma perda de pelo menos R$ 2 bilhões em repasse aos Estados, União e aos 739 municípios que compõem a AMUSUH.
Nesta reunião também foi debatido como definir estratégia de ação por Estados com os Municípios sedes de usinas, bem como com seus respectivos Governadores. A preocupação do prefeito castilhense é a mesma que os demais colegas: evitar que o Município perca receitas, uma vez que ocorre alto crescimento na geração de energia.

Fonte: Secretaria de Administração
Autor: AsCom - Assessoria de Comunicação Social