23 MAR 2023
ASSISTÊNCIA SOCIAL E CIDADANIA
CAMPANHAS OFICIAIS
SAMAT, Renascer e PM Ambiental realizam plantio de mudas na Fazenda ‘Capim’

Pelo menos 09 crianças representando o programa Renascer, mantido em Castilho pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (SASC), participaram na manhã desta quarta-feira (22), do plantio de 20 mudas de árvores de várias espécies, sendo muitas das quais frutíferas e típicas da região.
O plantio é mais uma ação de conscientização ambiental promovida pela Secretaria de Agricultura, Meio Ambiente e Turismo (SAMAT) exatamente na data em que se comemora o Dia Mundial da Água. Além da parceria com a pasta de Assistência Social, o plantio também foi orientado pela Polícia Militar Ambiental, que destacou o 1° Sargento PM Hugo Rener de Abreu e a Soldado PM Fernanda Neves Bianchini para orientar as crianças.
As engenheiras ambientais Maria Custódio e Elaine Ludovico - do setor de Meio Ambiente da SAMAT - informaram que a área escolhida para o plantio foi a Fazenda Capim por possuir uma das áreas de reflorestamento pertencentes à Prefeitura Municipal:

Quando a gente fala em Fazenda e território rural, em Castilho que é um dos maiores municípios do Estado em extensão territorial, pode se ter a falsa impressão de que o local fica muito distante. Porém essa área é de fácil acesso aos munícipes que almejem continuar os plantios no local, ajudando na preservação do meio ambiente”, pontuou Maria Custódio.

Elas também acrescentaram que a iniciativa de incluir espécies frutíferas entre as mudas produzidas pelo Viveiro Municipal e plantadas nesta quarta-feira, refletem a preocupação do Município com a oferta de mais alimentos para os animais silvestres, que se tornam cada vez mais frequentes nas áreas urbanas por conta da redução de seus habitats naturais e degradação do solo.

O prefeito Paulo Boaventura é bastante sensível às causas ambientais e tem nos orientado a promover ações sistemáticas e contínuas visando conscientizar a sociedade sobre nossos grandes problemas ecológicos e a necessidade de mudarmos urgentemente de atitude para preservar o equilíbrio de nosso meio ambiente”, finalizou a secretária de Agricultura, Meio Ambiente e Turismo, Rejane Flor, que também participou ativamente do plantio das mudas.

Fonte: SAMAT/Meio Ambiente e SASC/Renascer
Autor: Assessoria de Gabinete