07 OUT 2022
Aulas de “Iniciação ao Teatro” ampliam alcance das Oficinas Culturais do CIEC

A Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto de Castilho abriu nesta sexta-feira, 07, as inscrições para os interessados no curso piloto de “Iniciação ao Teatro”. A mais nova Oficina Cultural 100% gratuita para a população, é destinada a crianças a partir dos 08 anos completos, adolescentes e adultos que desejam expressar seu talento artístico através da arte de interpretar as realidades do nosso cotidiano.

O grupo Alquimia, que estava em plena atividade no início dos anos 2000, reunia cerca de 60 integrantes e as participações marcantes das escolas estaduais nos eventos regionais de teatro sugerem que o curso terá boa aceitação entre diferentes públicos. Por isso, aproveitamos esta reta final do ano para lançar uma Oficina Piloto de Iniciação ao Teatro, que nos fornecerá dados concretos para tornar a Oficina permanente a partir de 2023”, explica a secretária da Pasta, Silvânia Cintra.

INSCRIÇÕES

A Oficina Cultural de “Iniciação ao Teatro” terá duas turmas que se reunirão em dois dias da semana, com duas opções de horários:

TURMA 1 – Às segundas e quartas-feiras, das 08h às 10h30; e,

TURMA 2 – Segundas e quartas-feiras, das 14h às 16h30.

As aulas terão início no próximo dia 17 de outubro, com aulas presenciais aplicadas numa das salas culturais do CIEC.

Para se inscrever, os interessados tem duas opções:

ONLINE – Acessando o Formulário de Inscrição disponível no site: https://forms.gle/issXxP7cAeV6oWxn9 e preenchendo seus dados pessoais;

PRESENCIALMENTE – Ir ao setor de Cultura do CIEC, de segunda à sexta-feira, das 09h às 11h, ou das 14h às 16h30, levando consigo cópias dos documentos pessoais (RG e CPF), comprovante atualizado de residência e, no caso dos menores de 18 anos, os pais ou responsáveis devem apresentar o comprovante de matrícula escolar e assinar a autorização de participação na Oficina.

Um detalhe importante para não comprometer os resultados do curso, é que os alunos perderão a vaga caso faltem às aulas e ensaios duas vezes consecutivas ou mais, sem a devida justificativa.

EXPERIÊNCIA COMPROVADA

Para conduzir os desafios deste novo projeto cultural, a Secretaria de Educação, Cultura e Desporto contratou a professora Edilene Spitaletti, que iniciou seu envolvimento com as artes em Castilho, cidade que deixou ainda jovem para cursar a faculdade de Jornalismo, e se especializar em teatro e cinema. Apesar de jovem, o currículo de Edilene é invejável, incluindo trabalhos em literatura, produção de filmes, peças publicitárias, projetos cênicos em escolas, dentre outros. Atualmente residindo em Ilha Solteira, ela já estuda a possibilidade de retornar suas raízes para Castilho, cidade para a qual tem vários projetos pessoais.

Entre os desafios que esta jornada inicial inclui, está a produção de - pelo menos, dois espetáculos com a participação dos alunos que iniciarem os estudos nesta etapa piloto do projeto. Estes espetáculos serão apresentados aos castilhenses e visitantes em meados de dezembro, promovendo assim o tão esperado reencontro de atores locais com o palco do CIEC.

HISTÓRIA DO TEATRO EM CASTILHO

A primeira e única vez que Castilho teve um Festival de Teatro próprio, foi em 1975, época em que o saudoso ex-prefeito Adão Severino Batista era figura sempre presente nas apresentações. Após duas décadas de interrupções, surgiram três novos grupos no Município, mas apesar da dedicação e empenho dos artistas, a falta de apoio do poder público municipal comprometeu a continuidade das atividades.

Porém, a arte de representar nunca deixou de existir de fato em Castilho, sendo notória a participação de alunos da rede estadual em Mostras de Teatro promovidas regionalmente pela Diretoria de Ensino de Andradina, espetáculos produzidos por grupos religiosos e diversas encenações escritas e apresentadas pelos Agentes Comunitários de Saúde.

Fonte: Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto
Autor: Assessoria de Gabinete