31 AGO 2022
ASSISTÊNCIA SOCIAL E CIDADANIA
CAMPANHAS OFICIAIS
“O ‘Agosto Lilás’ terminou. Mas a nossa luta contra a Violência Doméstica é diária”

Foi com a poderosa e impactante frase acima que a psicóloga Raquel Gregolin encerrou oficialmente a campanha de conscientização realizada pela SASC neste mês de Agosto

O mês de Agosto está chegando aos momentos finais e com ele termina oficialmente as ações de conscientização contra a Violência Doméstica. Embora a campanha tenha terminado, a atenção a este tipo de agressão que é muito mais comum do que revelam as estatísticas, as equipes técnicas do CRAS, CREAS e órgão gestor da Assistência Social do Município, continuam permanentemente apostos para orientar e socorrer as vítimas destes abusos.

Nacionalmente conhecida como Agosto Lilás, a campanha encabeçada em Castilho pela SASC – Secretaria de Assistência Social e Cidadania, utilizou múltiplos recursos como palestras, divulgações constantes nas redes sociais e veículos oficiais do Poder Público municipal, vídeos institucionais e até mesmo maquiagens impactantes como as utilizadas pelo grupo na abertura oficial da campanha, ocorrida durante o Desfile Cívico de Aniversário da Cidade.

O tema também foi amplamente abordado em todas as oficinas mantidas pelo Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) nos assentamentos rurais de Castilho.

Além do desfile, o CREAS (Centro de Referência Especializada da Assistência Social) também esteve presente nas escolas estaduais do município, onde o tema foi abordado com orientações práticas sobre pedido de socorro para aqueles que sofrem Violência Doméstica e também para aqueles que testemunham estes atos e desejam denunciar a agressão, seja ela física, verbal, patrimonial, moral ou psicológica.

Infelizmente, muitas mulheres se ressentem mas não denunciam quando seus parceiros as tratam mal, ofendem pela escolha de roupas ou maquiagens, pelo porte físico e outras ações corriqueiras altamente prejudiciais à estabilidade emocional. Muitas delas não sabem que tudo isso são formas de agressão e podem ser punidas de acordo com a lei. Por isso é tão importante este mês de ações e também a continuidade da divulgação em todo o tempo e espaços, sejam eles físicos ou virtuais”, afirma a psicóloga Raquel da Silva Jorge Gregolin, Secretária de Assistência Social.

PRECISA DE AJUDA?

Se você é vítima ou testemunha de qualquer caso de Violência Doméstica e deseja denunciar este crime, saiba que existem várias opções. Duas delas são os telefones 180 e 190, que são totalmente gratuitos e sua identidade é mantida em sigilo. Outras opções são ir pessoalmente até a Delegacia de Polícia, ou à Polícia Militar em busca de ajuda. Além disso, o CREAS está durante todo o horário comercial à sua disposição, tanto no endereço físico (Rua: Nagib Muhana Zahr, 585) quanto pelo telefone 3741-3174.

Fonte: SASC - Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania
Autor: Assessoria de Gabinete