08 FEV 2022
TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
CADASTUR – Saiba o que é e para que serve!

Ao planejar uma viagem, o turista sempre fica atento às empresas prestadoras de serviços, sejam elas, receptivos, hotéis, pousadas, bares, restaurantes ou outros fornecedores que trabalhem com o público final no turismo e a reputação desses prestadores de serviços.

Para facilitar o acesso à informação confiável, o Ministério do Turismo - MTur, criou uma ferramenta especial: o CADASTUR - Cadastro de Serviços Turísticos do Ministério do Turismo - MTur.

O que é CADASTUR?

CADASTUR é um sistema de cadastro das prestadoras de serviços, (físicos ou jurídicos) que atuam no setor turístico, formalizando e regularizando, além de ser um importante banco de dados que possibilita a consulta do turista, quanto aos prestadores de serviços de seu interesse.

O cadastro foi instituído a partir da Lei do Turismo Nº 11.771/08 para as empresas e profissionais de turismo com o objetivo de preencher as lacunas que existem no desenvolvimento da atividade turística e promover o ordenamento, formalização, legalização e regulamentação na qualidade dos serviços, além de garantir que os viajantes recebam o atendimento adequado prestado aos turistas, no destino escolhido e garante vantagens e oportunidades de negócios aos seus cadastrados.

Sendo Obrigatório para:

Em caráter Opcional para:

- Meios de Hospedagem (hotel, albergues, resort, flat, pousadas)

- Alimentação, Comidas e Bebidas (restaurantes, bares, pizzarias, cafeterias, sorveterias)

- Casas e Ranchos de aluguel e temporadas

- Centro de Convenções

- Agências de Turismo

- Empreendimentos de Apoio ao Turismo Náutico (piers, marinas, estaleiros)

- Transportadoras Turísticas

- Casa de Espetáculo e Equipamento de Animação Turística

- Organizadoras de Eventos

- Prestadoras de Infraestrutura de apoio para Eventos

- Parques Temáticos

- Locadora de Veículos

- Acampamentos Turísticos

- Prestadores especializados em Segmentos Turísticos

- Guias de Turismo

- Empreendimento de Entretenimento e Lazer & Parques Aquáticos

Benefícios de se cadastrar no MTur, CADASTUR

- Incentivo à participação em programas e projetos do Governo Federal

- Participação em programas de qualificação promovidos e apoiados pelo MTur

- Visibilidade nos Sites oficiais do MTur - CADASTUR e VIAJE LEGAL

- Apoio em Eventos, Feiras e ações promovidas pelo MTur.

- Classificação dentro dos meios de hospedagem como hotel, resort, flat, cama e café, pousada, etc.

- Credibilidade de que a empresa está formalizada e que está operando de acordo com as leis brasileiras.

Além dessas vantagens, esse banco de dados formado pelos prestadores de serviços do setor turístico, é uma importante fonte de consulta, de planejamento e atuação do governo brasileiro, no desenvolvimento de políticas públicas para o setor de turismo e uma referência para o Trade Turístico na tomada de decisões quanto a investimentos financeiros no setor turístico da cidade ou região.

O cadastramento é válido por um ano, GRATUITO e SEM CUSTOS.

Basta acessar o site e fazer o seu cadastro: https://cadastur.turismo.gov.br/hotsite/#!/public/capa/entrar.

Fonte: SAMAT - Secretaria Municipal de Agricultura, Meio Ambiente e Turismo
Autor: Departamento de Turismo