05 JAN 2022
CCZ reforça vacinação antirrábica permanente para cães e gatos
Apesar da chamada, o CCZ destaca que a vacinação não se trata de uma campanha, por isso, não é necessário pressa para a vacinação que acontece durante todo o ano.
A prefeitura de Castilho, por meio da Secretaria de Saúde e do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), informa que a vacinação de antirrábica continua sendo aplicada em cães e gatos. Essa vacinação de rotina, acontece permanentemente no posto fixo do CCZ, sem que haja previsão para a realização de campanhas. Contudo, é necessário reforçar que o estoque é limitado.

Para vacinar seu PET, é necessário comparecer ao CCZ, ao lado da Central de Ambulância, de segunda à sexta-feira, das 07h às 11h e das 14h às 16h.

“A raiva é uma doença que acomete os animais, e também os homens. É importante realizar a vacinação anual de cães e gatos, elevando a qualidade de vida dos PETs, e protegendo também a saúde das pessoas que convivem com estes animais. Na dúvida, consulte um veterinário”, destaca o responsável pelo CCZ, o veterinário Fernando Luiz Jorge.

Aos que, por qualquer motivo, não conseguirem levar seus animais para a vacinação de rotina, em janeiro, podem ficar despreocupados. Como a aplicação é permanente, é possível levar os PETs durante todo o ano.

“O processo é diferente de campanhas ou mutirões. Não é necessário agendamento, e os lotes são renovados constantemente. Por isso, não é necessário pressa, apenas a carteirinha de vacinação do animal, caso tenha”, finaliza a Agente de Zoonoses, Tania Rodrigues dos Santos.
Fonte: CCZ
Autor: Ygor Andrade