02 SET 2021
Castilho dá início ao mês de conscientização do Setembro Amarelo
Mês dedicado ao combate e a prevenção ao suicídio, terá ações das Pastas da Saúde, Educação e Assistência Social.
Neste dia 02 de setembro, a Secretaria de Saúde deu início, em parceria com a Assistência Social e Cidadania, e a Secretaria d Educação, os trabalhos do “Setembro Amarelo”, mês ‘separado’ para intensificar a conscientização e o combate ao suicídio.

A secretária de Saúde, Marcia Zoteli, destacou a importância desta luta, principalmente quando “apontamos dados tão significativos”.

“Quero agradecer a presença de todos, e dizer que estamos à disposição. Aqui, todos os funcionários, colaboradores, sejam médicos ou não, fazem parte de uma engrenagem que trabalha para atender a todos da melhor maneira possível”, disse Marcia.

O prefeito Paulo Boaventura, acompanhado da primeira dama, e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Edileuza Boaventura. Na ocasião, o Chefe do Executivo Municipal falou sobre como a parceria entre a Saúde, a Educação e Assistência Social proporcionarão melhor atendimento às necessidades daqueles que buscam por ajuda.

“Muito importante, porque temos esse compromisso com a Saúde e, neste mês em especial, juntamos forças com as outras Secretarias e formamos um tripé, que vai sustentar as ações em atendimento ao nosso cidadão. A Administração pública sempre atenda às problemáticas, e disposta a ajudar no que for preciso”, destacou o prefeito.

Edileuza Boaventura, primeira dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade discursou sobre a importância de quebrar o silêncio quando falamos sobre o tema.

“É sempre um tabu falar sobre morte, mas é um tema necessário. É preciso falar sobre isso nas escolas, talvez um dos lugares onde mais se tenham casos de depressão, e aumentar ainda mais as chances que temos de ajudar as pessoas. A morte por suicídio tem 90% de chance de ser evitada, e por isso precisamos observar e agir”, enfatizou ela.

Secretária de Educação, Silvânia Cintra, fez seu discurso e enfatizou o cuidado com a base de uma sociedade saudável.

“Trabalhar nossas crianças, observar os sinais e fazer com que vidas sejam salvas. Essas ações demandam de nós, empatia e tempo. Precisamos, além disso, de ações que fortaleçam os vínculos e manter sempre o cuidado com o que afeta essas crianças. Vamos trabalhar firmes, para que juntos, possamos vencer e diminuir os números que infelizmente já nos atingiram”, disse.

Psicóloga e Secretária de Assistência Social e Cidadania, Raquel Gregolin falou sobre a valorização da vida.

"Mais do que falar de morte, precisamos falar sobre a vida. Entender que tudo tem um jeito. Quando buscamos ajuda, nos fortalecemos e, muitas vezes, as pessoas só querem e só precisam ser ouvidas. Vamos emprestar mais nossos ouvidos, nos doar mais na questão da reciprocidade, e com certeza vamos conseguir vencer esse mal”, enfatizou a secretária.

Após os discursos, o grupo de sopros da Banda Marcial do Município, fez uma apresentação com músicas como “The Wall”, da banda Pink Floyd. Em seguida, balões amarelos foram soltos, dando início ao mês de conscientização do Setembro Amarelo.

Fonte: Sec. Saúde
Autor: Ygor Andrade