01 SET 2021
Castilho terá Usina Fotovoltaica em 2023
Segundo as informações passadas pela empresa, a construção do empreendimento deve durar 14 meses, empregando 1.250 pessoas no pico das obras e, durante a operação e manutenção da usina poderá gerar até 55 empregos também diretos ou indiretos.
Na manhã da última terça-feira (31), o prefeito Paulo Boaventura recebeu em seu gabinete, o representante da Mercury Renew, Carlos Rogerio Carvalho, empresa que irá instalar uma Usina Fotovoltaica em Castilho.

A empresa tem um planejamento alto para o Brasil, onde deve investir cerca de R$ 5,5 bilhões, para a produção de 2 gigawatts de energia solar.

Deste montante, uma quantia, ainda não destacada, será investida em Castilho, segundo as informações de Carlos Rogerio Carvalho. Na cidade, o projeto da nova Usina Fotovoltaica, deve gerar 270 MWp (megawatts de potência), e começar a ser construído até novembro de 2021, com previsão de início das operações em janeiro de 2023.

Ainda segundo as informações passadas pela empresa, a construção do empreendimento deve durar 14 meses, empregando 1.250 pessoas no pico das obras e, durante a operação e manutenção da usina poderá gerar até 55 empregos também diretos ou indiretos.

A chegada desta grande iniciativa, além dos empregos e parcerias, também tem um significativo impacto nas arrecadações da cidade, que podem chegar por meio de ISS (Imposto Sobre Serviços), e mesmo o giro no comércio (durante a construção da usina de energia solar).

“O complexo fotovoltaico possui área equivalente a 970 campos de futebol, e gerará energia suficiente para abastecer 320 mil casas. Tecnicamente, o complexo terá uma capacidade de 270 MWp, sendo assim composto por cerca de 500 mil módulos fotovoltaicos, 4.300 trackers (estrutura de metal sobre as quais são instalados os módulos, e estas estruturas são utilizadas não só para acomodar os módulos, mas possuem a função de manter sempre os módulos as 90 graus com os raios solares, fazendo assim que sejam chamados de seguidores ou trackers) este número de trackers envolverá a cravação de quase 90 mil estacas no chão para suporte dos mesmos”, destacou Carlos Rogerio Carvalho.

“Um empreendimento como este deve sempre ser bem visto. São oportunidades de trabalho para a nossa população, além de investimentos que serão feitos em nossa cidade, por meio de ações sociais, por exemplo. Estamos felizes com a visita do senhor Carlos Rogerio, que nos trouxe excelentes notícias nesta manhã”, destacou o prefeito.

Resta agora, que a empresa inicie a seleção de mão de obra que deve realizar a construção.

Fonte: Mercury Renew
Autor: Ygor Andrade