16 AGO 2021
Castilho realiza 13ª Conferência de Assistência Social na Câmara Municipal
Evento contou com a presença de representantes de vários setores que envolvem o “Social” em Castilho, além de inúmeras propostas e participação de internautas durante a transmissão pelas redes sociais

Na manhã da última sexta-feira (13), a Câmara Municipal sediou a 13ª Conferência Municipal de Assistência Social de Castilho. Essa conferência, tem como principal objetivo apresentar e debater propostas que nortearão a Administração Municipal, no âmbito da assistência social, naquilo que deve ser feito em relação ao atendimento dos usuários do SUAS (Sistema Único de Assistência Social), no âmbito municipal estadual e federal, e o trabalho é justamente assegurar a Assistência Social como política pública, tendo o cofinanciamento para proteger os direitos e ofertar benefícios para as pessoas que estão na linha da vulnerabilidade.

O evento teve duração de mais de três horas.

O prefeito Paulo Boaventura prestigiou e abriu as discussões, ao compor a mesa.

“Quero parabenizar a todos pelo brilhante trabalho. Dize que, com ações com esta, onde a discussão encontra caminhos para desenvolver o acolhimento às pessoas que tanto precisam. Castilho é uma cidade acolhedora, e é nesse sentido que nos apoiamos; no sentido de acolher e promover aos nossos cidadãos, políticas públicas que alcancem a todos”, destacou o Chefe do Executivo.

Primeira dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Edileuza Boaventura, fez uso da palavra para, também, parabenizar o feito em Castilho. A primeira dama, relembrou e citou um pensamento do professor português Boaventura de Souza Santos, referente a equidade.

“Temos o direito de ser iguais quando a nossa diferença nos inferioriza; e temos o direito de ser diferentes quando a nossa igualdade nos descaracteriza. Daí a necessidade de uma igualdade que reconheça as diferenças e de uma diferença que não produza, alimente ou reproduza as desigualdades. É com isso que devemos nos preocupar, em fazer com que as necessidades de quem realmente precisa, sejam atendidas de forma objetiva”, declarou a presidente do Fundo Social.

Raquel Gregolin, Secretária de Assistência Social e Cidadania, destacou como tem sido importante e oportuno, o trabalho desenvolvido pelas equipes ligadas à Pasta.

“São trabalhos dedicados, com equipes que conhecem o dia a dia das famílias, e que vão, todos os dias, assistindo a essas pessoas amor e carinho. É um espaço importante para conferirmos como está nossa cidade, e como gostaríamos que ela estivesse. É satisfatório para nós fazermos diferente, fazer a diferença na vida das pessoas. Muito obrigado aos nossos usuários, que confiam no trabalho desenvolvido por nós”, disse.

Marcia Alves dos Santos, usuária do SUAS, também esteve presente, e, em sua fala, agradeceu por ter a oportunidade de receber o apoio da Administração e da Assistência Social.

O vereador Daniel Batista de Oliveira, e a Secretária de Administração, Eunice Pereira, acompanharam parte do evento, que teve a Assistente Social, Fatima Zanoni, como palestrante principal. A conferência teve como tema: Assistência Social: Direito do Povo e Dever do Estado, com o financiamento público, para enfrentar as desigualdades e garantir proteção social”.

A vice-presidente do Conselho de Assistência Social, Ivone Carreira Miranda, foi quem abriu o evento.

“É uma oportunidade ímpar de podermos realizar um trabalho com maior alcance, fazendo com que mais pessoas possam ser assistidas”, enfatizou.

Agora, os trabalhos da Assistência Social, seguirão para uma nova etapa, onde os projetos propostos durante as mais de três horas de Conferência, serão “refinados” e aplicados.

Também estiveram presentes, os representantes dos cinco “eixos” da Assistência Social, Roselaine Dias, Raquel Gregolin, Andréia dos Santos Querino, Aline Lucia dos Santos Costa e Bruno Lourenço Henrique.
Fonte: Assistência Social
Autor: Ygor Andrade