14 JUL 2021
Saúde esclarece sobre aplicação de doses em moradores recentes de Castilho
Problemas para identificar reais moradores de Castilho, atrasa atendimento de famílias que adotaram Castilho como lar.

A Saúde de Castilho tem sido bastante procurada devido ao momento de Pandemia. O CIS (Centro Integrado de Saúde), recebe centenas de pessoas diariamente e, agora, devido ao avanço da aplicação das vacinas na cidade, o local recebe ainda mais pessoas. Não para a aplicação das doses – essas são feitas na EMEI Parquinho. Mas para o cadastro de novos moradores.

Isso tem acontecido com bastante frequência, de acordo com a Secretária de Saúde, Marcia Zoteli.

“Essa prática tem sido muito comum, pois conseguimos antecipar algumas etapas da vacinação em nossa cidade. Algumas pessoas tem se mudado para Castilho, na esperança de conseguirem se vacinar, mas infelizmente, para este momento, não é tão simples. É necessário entender que as doses vêm de acordo com os nossos registros; isso não significa que não podemos atender esses moradores em outras situações. Sejam consultas, ou outras vacinas (como a H1N1), mas especificamente para o caso da imunização contra a Covid-19, seguimos outro cadastro, esse mais antigo, pois é por ele que o GVE – Grupo de Vigilância Epidemiológica de Araçatuba, se norteia para nos enviar a quantidade de doses”, destaca a Secretária Marcia.

Outra situação que tem causado maior cautela a Pasta da Saúde, é que algumas pessoas “voltaram para Castilho”, e estão “morando” na casa de familiares, mas que de fato não residem na cidade.

“Nossa preocupação é que não faltem doses para os nossos cidadãos. E infelizmente, algumas pessoas estão usando dessa tática para conseguir se vacinar, e estamos tratando isso com o maior rigor possível, para evitar qualquer problema com a falta de doses”, enfatiza a Secretária.

Mas o que a Saúde deixa claro, é que mesmo com esses pontos destacados, os agentes de saúde continuarão a fazer as visitas, e comprovando a residência das pessoas, para que ninguém deixe de ser imunizado, visando o bem-estar de todas as pessoas.

“O que nós pedimos, é que a população nos ajude. Pedimos que, caso saibam de alguém que esteja tentando burlar o sistema, nos avise. Nós precisamos de vocês, para conseguirmos atender a todos de maneira justa, e sem deixar faltar doses a ninguém!”, finaliza a Secretária de Saúde, Marcia Zoteli.

Autor: Ygor Andrade