29 JUN 2018
Jovens Agricultores do futuro doam verduras para Asilo Betel

CASTILHO – Mais do que aprender as teorias do curso e bem mais do que a prática do plantio, os integrantes do programa Jovem Agricultor do Futuro também contam com aulas de cidadania. Esta semana o grupo visitou o Asilo Betel e levou para os residentes boa parte da produção de alface plantada por eles. Com 42 idosos internos, o Asilo não conta com horta própria e recebeu com alegria a doação dos jovens.

Uma das funcionárias que recebeu o grupo agradeceu pela visita.  Entre as várias atividades que o programa oferece, as ações sociais complementam a capacitação dos alunos. Além das verduras – que é produção própria dos jovens, eles também fizeram coleta de alimentos e roupas em algumas partes da cidade para doar à entidade.

É por meio deste curso “Jovem Agricultor do Futuro” que os castilhenses tem a oportunidade para desenvolver competências técnicas, valores sociais e perspectivas de trabalho no meio rural.

O programa do qual integram mais de 30 adolescentes faz parte de uma iniciativa do SENAR/SP, em parceria com o Sindicato Rural de Andradina e com a Prefeitura de Castilho.

As aulas são ministradas por 2 instrutores do SENAR, sendo um responsável pelo conteúdo da parte pedagógica do programa (professora Deigilan Cestari Esteves) e o outro pelo conteúdo da parte técnica (professor Fabiano Vital Marin).

O conteúdo do Programa Jovem Agricultor do Futuro abrange aulas teóricas e práticas de preparação do solo, controle de pragas e manejo orgânico, além de gestão de propriedade rural, ética, respeito ao próximo, direitos e deveres.

Na parte prática, os alunos cultivam, plantam, colhem e depois vendem a produção na feira livre. Nas últimas duas semanas o grupo esteve na Feirinha do Produtor Rural – que ocorre todas  quartas-feiras na Praça da Matriz, e também na feira livre que ocorre aos domingos. “Tudo que levamos foi vendido”, disse a professora Deigilan.

Esta é a segunda turma em formação e que tem o apoio da Prefeita Fátima Nascimento. A primeira turma se formou o ano passado após 150 dias letivos e 600 horas/aula divididas em módulos e visitas técnicas.

29/06/2018
Jovens Agricultores do futuro doam verduras para Asilo Betel