Pesquisa abre caminho para opinião ativa dos moradores

Moradores de Castilho têm desempenhado um papel crucial na melhoria contínua dos serviços de saúde locais, graças à participação ativa nas pesquisas de opinião pública. Carlos Tencarte, Coordenador de Atenção Básica, destaca a importância dessas avaliações, conduzidas por meio de “Fichas de Satisfação de Usuário”.

As caixinhas contendo os formulários de avaliação estão estrategicamente distribuídas pelo Centro Integrado de Saúde, Central de Ambulâncias, em todas as UBSs e no Hospital e Maternidade “José Fortuna”.

Os moradores são encorajados a avaliar vários aspectos, como recepção, agendamento, sala de espera, atendimento pré e pós-consulta, orientações sobre tratamento, serviços farmacêuticos e limpeza. A identificação no formulário é opcional, permitindo que os usuários escolham entre manter o sigilo ou fornecer informações pessoais. Além disso, há espaço para sugestões, elogios ou reclamações.

Tencarte explica que a cada quatro meses todas as fichas preenchidas são recolhidas e os dados são tabulados. Essas informações são posteriormente enviadas ao Ministério Público e integram um Plano de Trabalho. O profissional ressalta a importância desse retorno da comunidade:

Fazer saúde é ouvir os moradores. É fundamental termos essa devolutiva, pois assim conseguimos melhorar os serviços. Seja crítica ou elogio, estamos prontos para analisar cada caso. Todas as fichas são lidas e levadas em consideração. O preenchimento é rápido, e durante a espera dos serviços, o usuário pode contribuir para aprimorar nosso atendimento”, explicou.

Conforme os resultados do último levantamento referente ao 3º quadrimestre de 2023, os moradores que responderam à pesquisa avaliaram positivamente diversos aspectos do Centro Integrado de Saúde. Destacaram-se as categorias de limpeza (76%), recepção (64%) e atendimento (52%), consideradas excelentes pela maioria dos participantes.

No que diz respeito ao Hospital e Maternidade “José Fortuna”, no mesmo período, a farmácia, limpeza e recepção estão entre os itens mais bem avaliados pelos moradores participantes da pesquisa.

O Coordenador de Atenção Básica reforça que esses dados são fundamentais para direcionar esforços na busca contínua pela excelência nos serviços de saúde oferecidos à população de Castilho. Segundo ele, a participação ativa da comunidade é vista como um pilar essencial na construção de um sistema mais eficiente.

Fonte: SMS - Secretaria Municipal de Saúde e Vigilância Epidemiológica
Autor: AsCom - Assessoria de Comunicação Social