23 OUT 2023
Escola Youssef e comunidade discutem melhorias no processo de novas MATRÍCULAS PARA 2024

Objetivo é escutar necessidades dos pais para dinamizar serviços e evitar que longas filas se formem assim que forem abertas as matrículas para o 1º ano

Sob o comando da diretora Anilte da Silva Reis, da Secretária Municipal de Educação – Silvânia Cintra e sua adjunta Valéria Moraes, a Escola dr. Youssef Neif Kassab realizou uma oitiva pública no final da tarde desta sexta-feira (20), para ouvir os pais dos futuros alunos que estudarão no 1º ano daquela unidade a partir de 2024.

O encontro foi altamente produtivo, reunindo centenas de pais ou responsáveis pelos estudantes a partir das 17h50 – horário este que foi prévia e amplamente estudado pela equipe gestora visando possibilitar que a maioria absoluta dos pais que trabalham, pudessem estar presentes.

Esta reunião foi marcada porque estamos nos aproximando do período destinado à matrícula e rematrícula dos estudantes para o ano letivo 2024. E precisamos executar ações que garantam o bom atendimento à comunidade escolar e evite a formação de filas desnecessárias para assegurar vagas”, explicou a diretora Anilte.

A preocupação da equipe gestora da Educação Municipal se deve ao fato da escola Youssef concentrar a maior clientela escolar de toda a rede municipal de ensino. Anualmente, a escola acolhe cerca de 650 alunos, que são divididos entre os períodos matutino e vespertino.

Sem esse processo democrático de escuta e participação ativa dos pais e responsáveis, fica difícil formularmos critérios sensatos para preferências de período escolar. Pelos resultados obtidos neste encontro, podemos dizer que estamos muito próximos de resolver um problema histórico de Castilho, que são as longas filas que começam a se formar até 12 horas antes de abrirmos o período de matrículas para o 1º ano”, pontuou Silvânia.

SALDO POSITIVO

Segundo Silvânia e Anilte, a participação dos pais e responsáveis foi decisiva para a tomada de decisões. Diante das proposituras feitas, todos os presentes entraram em acordo, permitindo que fosse realizada uma prévia sobre a preferência de período e, com base nesta decisão, foram entregues as senhas.

Todo o processo foi devidamente registrado em Ata e os pais ou responsáveis pelos alunos assinaram lista de presença, atestando legalmente a veracidade do acordo.

Fonte: SME - Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto
Autor: Assessoria de Gabinete