Recém inaugurado, o programa CozinhAlimento já tem sua primeira turma formada em Castilho. Foi finalizado na noite desta sexta-feira, 22, o curso de SALGADOS ASSADOS E PIZZAS. A presidente do Fundo Social, Edileuza Boaventura, prestigiou o encerramento junto com a secretária de Agricultura e Turismo, Rejane Flor.
Foram 60 horas/aulas de aprendizado entre teoria e prática. Das quais, 8 horas foram dedicadas à parte teórica sobre gestão, fluxo de caixa e marketing. As outras 52 horas, ministradas pela professora Fabiana Ortoboni Molina (SENAI/Araçatuba), dedicadas à prática.
“Nada seria possível sem a ajuda da Prefeitura. A gente apoia quem apoia o Sebrae. E nossa proposta aqui foi ensinar vocês a ganharem dinheiro”, destacou Wendel Rocha, gestor do Sebrae Aqui Castilho, se dirigindo aos alunos.
Este curso foi realizado por meio de parceria entre a Prefeitura, o Sebrae e o Senai.
“A proposta da gestão sempre foi capacitar mulheres e esse foi um pedido que recebi constantemente da 1ª dama Edileuza: que nós trouxéssemos cursos de bolo, de pão de massa, para motivar quem tivesse interesse”, relembrou Rejane Flor.
Porém, mais do que oferecer o curso, o Município também precisava de um espaço adequado e que ainda não tinha.
“Sempre tivemos dificuldade com o local e surgiu a oportunidade do convênio com o Governo do Estado para o CozinhAlimento. E para nossa alegria, hoje temos a melhor cozinha do Estado. Vocês estão estreando a cozinha que essa mulher [Edileuza Boaventura], lutou para que chegasse até vocês”, celebrou a secretária de Agricultura.
Ao fazer uso da palavra, a 1ª dama parabenizou o grupo pela conclusão do curso. Embora havia um único homem entre a turma de alunos, Edileuza valorizou o empoderamento feminino:
“Eu, como mulher, tenho que lutar pelas mulheres e hoje mais do que nunca as mulheres têm que estar emponderadas juntas naquilo que fazem. Parabéns pela dedicação e entrega que tiveram”, finalizou.
Na ocasião, a 1ª Dama deixou também uma mensagem em nome do prefeito Paulo Boaventura que cumpria agenda em Brasília. Em agradecimento, os alunos entregaram um mimo a Edileuza e outro à professora Fabiana.
Todos os salgados e pizzas produzidos no decorrer do curso foram saboreados ao final pela própria turma como forma de confraternização.