13 JUN 2023
CAMPANHAS OFICIAIS
DATAS COMEMORATIVAS
Parceria Educação e CTG encerra mais um projeto focado no Meio Ambiente

Já se passou uma semana desde que o Mundo focou suas atenções no Dia Mundial do Meio Ambiente. Mas em Castilho, esta atenção do Governo Municipal não é passageira, e engloba uma série de atividades e parcerias que se desenvolvem durante o ano inteiro.

Nesta terça-feira, 13, por exemplo, a Secretaria Municipal de Educação encerrou mais uma ação de longo alcance e impacto coletivo através do projeto “Circuito Arte na Comunidade – Conexão Sustentável”, realizado em parceria com a CTG Brasil.

Focado na clientela escolar das 4ª e 5ª séries do ensino básico, o projeto mobilizou cerca de 600 estudantes matriculados nas escolas Youssef, Mauro Roberto, Maria Dauria, Dijanira e Maria Bandeira para participarem de uma série de atividades que certamente ficarão guardadas nas mentes e corações das crianças por muito tempo.

De acordo com a Secretária de Educação, Silvânia Cintra, o “Circuito Arte na Comunidade” transporta os alunos para um universo interativo e altamente participativo que promove as ações ambientais em vários níveis:

Esta nossa parceria com a CTG Brasil é fantástica. Primeiro, as crianças precisam coletar em casa alguns materiais recicláveis que depois serão transformados em instrumentos musicais que uma equipe contratada pela empresa foi treinada para ensinar não apenas a produção, mas também a importância do reaproveitamento de um lixo que, na verdade, é instrumento lúdico e de diversão. O encantamento deles com a realidade virtual, a competitividade na ‘corrida de bicicleta’ e a disputa pra descobrir quem sabe mais no jogo de tabuleiro, completam um quadro de aprendizado que é exatamente o que o prefeito Paulo Boaventura tem nos orientado a buscar diariamente em cada setor da Administração: inovação!

A Coordenadora Pedagógica Alessandra Berti, da escola ‘dr. Youssef Neif Kassab’ que acolhe a maior clientela da rede municipal de ensino, concorda com a secretária:

A dinâmica do ‘Circuito Arte na Comunidade’ é incrível. As crianças interagem espontaneamente e aprendem muito - tanto através do uso de tecnologia de ponta com a realidade virtual, quanto na simples confecção de um brinquedo usando recicláveis, assim como num jogo onde respostas certas podem promover o seu avanço em um percurso de ‘tabuleiro’. E ainda existem as disputas acirradas em bicicletas elétricas, uma palestra envolvente com um cientista que explica os tipos de energia limpa e convida as crianças a visitarem o caminhão da CTG que transporta toda essa magia utilizando energia elétrica que não prejudica o meio ambiente”.

A diretora Luciene Santos, da escola rural Maria Dauria, partilha esta mesma perspectiva:

Nossos alunos são curiosos e ficaram particularmente encantados com um caminhão que carrega tanta coisa usando apenas a energia elétrica. Este foi o principal atrativo deles, que começam a entender a importância e aplicabilidade do aprendizado obtido dentro da sala de aula, na melhoria prática da qualidade de vida de toda uma sociedade. Dentre os muitos comentários que ouvimos deles, se destaca o papel destas tecnologias alternativas, limpas e fartas em nossa região que são a energia fotovoltaica e a hidroelétrica que temos o privilégio de ver pelas janelas de nossa escola ao contemplar Jupiá, que é uma das usinas mais importantes administradas pela CTG no Brasil”.

Na escola Mauro Roberto, a diretora Sueli Rodrigues chama atenção para outro impacto igualmente importante destas ações adotadas pela Secretaria Municipal de Educação:

O que estamos experimentando é uma revolução nunca vista na Educação Municipal. Agora, tanto professores quanto alunos têm a oportunidade de ampliar seus horizontes e aprofundar conhecimentos. E não estou falando apenas de tecnologia. Estou me referindo ao resgate de praticas que deveriam ser cotidianas, mas foram deixadas de lado porque não tínhamos vislumbrado as potencialidades de unir a ludicidade de um jogo de tabuleiro, por exemplo, com as tecnologias atuais. Estamos vivenciando um novo estágio da Educação Municipal, onde o novo e o velho não apenas convivem, eles interagem entre si para formar uma classe de cidadãos conscientes e capazes de evitar tantos erros cometidos pelas gerações que nos antecederam. Isso sim, é celebrar o Meio Ambiente”, resumiu a diretora.

Fonte: SME - Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto
Autor: Assessoria de Gabinete