30 MAI 2023
PARCERIAS
SECRETARIAS
Em novo formato, DIA DO DESAFIO agitará Castilho nesta quarta-feira

Um dos maiores eventos esportivos do mundo está finalmente de volta após a longa pandemia, mas agora, com novo formato desprovido de competição e acrescido de novas metas socioeducativas

Desde a semana passada, o Assessor de Assuntos Esportivos da Prefeitura de Castilho, Sylvinho Black, contatou cada uma das escolas municipais e estaduais, repartições públicas, empresas privadas, entidades e até mesmo a comunidade evangélica para criar a maior mobilização da cidade visando o sucesso castilhense no renovado “Dia do Desafio”:

Antes da pandemia da Covid-19, todos os países das Américas aguardavam ansiosos pelo anúncio das cidades de mesmo porte que competiriam entre si para testar quem conseguia mobilizar mais gente em pelo menos 15 minutos de atividades físicas na última quarta-feira de cada ano. Esta será a 29ª edição mundial do Dia do Desafio e também a primeira realizada após a pandemia e, mais uma vez, Castilho participará da disputa que nunca perdeu nos 08 anos disputados ao longo das duas últimas décadas”.

Empolgado, o assessor explica que a grande diferença desta primeira edição do Dia do Desafio realizada pós-pandemia, é que o sistema de disputas mudou:

Agora não temos uma cidade desafiante para disputar o título anual. Todos os municípios terão suas atividades registradas e o número de participantes contabilizados normalmente. Mas a classificação seguirá um sistema de ranqueamento nacional, onde o percentual da população total mobilizada, indicará a posição da cidade no ranking geral. Ou seja, o ‘Desafio’ se tornou ainda maior e nossos esforços terão que ser triplicados para atingir um bom resultado”.

OUTRAS MUDANÇAS - Essa mudança é parte de um replanejamento global previsto pela TAFISA (The Association For International Sport for All) para as próximas três edições desta iniciativa que, no Continente Americano é coordenada pelo SESC-SP e conta com apoio institucional da ISCA (International Sport and Culture Association) e da UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura).

Durante estas três edições seguidas, o foco do Dia do Desafio não se limitará a incentivar a prática esportiva, mas também sensibilizar gestores públicos e instituições a desenvolverem projetos comunitários com foco em esportes, atividades físicas e mobilidade urbana, utilizando conteúdos relacionados ao conceito de urbanismo tático, uma metodologia global de estímulo à ocupação de espaços urbanos voltados para as pessoas.

Fora essa nova visão inspiradora para governos e instituições, as atividades do Dia do Desafio continuam contabilizando toda e qualquer movimentação física comunitária que tenha pelo menos 15 minutos de duração. Portanto, é um evento que precisa da participação de todos: igrejas, comércio, escolas, repartições públicas e todos os castilhenses dispostos a aceitarem o Desafio que, neste ano, têm o slogam:muito mais que um dia!”, explica Sylvinho.

Para documentar a participação castilhense, a secretária de Educação, Cultura e Desporto, Silvânia Cintra, solicitou que toda equipe técnica da rede municipal de ensino registre cada uma das atividades em fotos e vídeos, publicando as imagens nas redes sociais com a hashtag #DIADODESAFIOCASTILHO2023:

Fazemos este mesmo convite a toda a sociedade castilhense: participe, registre e publique nas suas redes sociais. O Dia do Desafio é, realmente, muito mais que um dia. É mobilização social. É cuidado com a Saúde. É valorização das atividades físicas. É compromisso com a nossa própria evolução”.

Fonte: SME - Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto
Autor: Assessoria de Gabinete