26 MAI 2023
EVENTOS E FESTAS
Camerata de Violões do Guri Araçatuba volta a emocionar o público castilhense

Reverenciando grandes clássicos da música nacional e apresentando trabalhos próprios de alunos e educadores, Grupo de Referência abre Temporada 2023 de espetáculos regionais

O retorno do Grupo de Referência do Projeto Guri de Araçatuba ao Anfiteatro do CIEC na noite desta quinta-feira (25) foi majestoso e atraiu até mesmo visitantes da Estância Turística de Pereira Barreto e estudantes das eletivas culturais da escola estadual de ensino integral “Armel Miranda”.

Sob a regência do maestro Paulo Renato Lourenço, os alunos que compõem a Camerata de Violões do Guri Araçatuba conduziram os cerca de 300 expectadores numa viagem de aproximadamente 50 minutos pela música clássica brasileira, conhecendo ou revisitando nomes consagrados no mundo da música em apresentações solo e conjuntas.

Mais que isso. Os violonistas também presentearam o público com um vislumbre parcial da Suíte Musical que homenageou a obra de Tarsila do Amaral no espetáculo “O Centenário da Semana de 22”, com peças de autoria própria dos alunos e professor.

O repertório de altíssimo nível técnico iniciou com a obra “Bachianinha nº1”, de Paulinho Nogueira (1927-2003) interpretada por Welton Ferreira Fernandes. Em seguida, um conjunto de 5 Miniaturas Brasileiras arranjadas por Thales Maestre, reverenciaram as composições de Edmundo Villani-Côrtes (1930) com as peças Prelúdio, Toada, Choro, Cantiga de Ninar e Baião.

O grande mestre Heitor Villa-Lobos (1887-1959) também teve lugar de honra no repertório inédito, com a peça “Choros nº1” apresentada em interpretação solo do aluno Eric Junji Hiraga Araki.

COMPOSIÇÕES PRÓPRIAS

E para encerrar o concerto com chave de ouro, Paulo Renato reuniu 06 composições próprias, criadas e arranjadas pelos próprios alunos e educadores da Camerata. O repertório que compõe a Suíte Tarsila do Amaral apresentada pela primeira vez na região em junho do ano passado no próprio palco do CIEC, incluiu as peças “Morro da Favela” (Eric Junji Hiraga Araki, arr.: Paulo Renato Lourenço), “Procissão” (Paulo Renato Lourenço), “A Lua” (Paulo Renato Lourenço), “Operários” (Welton Ferreira Fernandes, Lilian Fernandes, Liliane Fernandes e Eric Junji Hiraga Araki), “O Pescador” (André Campos) e, “Aurora” (alunos da Camerata 2017).

SUI GENERIS

De fato, o trabalho realizado por Paulo Renato e demais educadores da Camerata de Violões do Guri Araçatuba, não encontra nenhuma semelhança com outros grandes colegiados musicais existentes na maior parte do interior paulista.

Tanto as leituras de obras consagradas quanto as peças próprias apresentadas, apresentam um grau de simplicidade e requinte capazes de provocar fortes emoções na plateia, que agradece aos músicos com salvas de palmas reincidentes e sonoras.

O elenco da Camerata também revela dois talentosíssimos e promissores violonistas cuja carreira musical promete surpreender a região: Welton Ferreira Fernandes e Eric Junji Hiraga Araki. Guarde bem estes nomes, pois num futuro próximo, não seria de se admirar vê-los listados lado ao lado com mestres como Heitor Villa-Lobos e Paulinho Nogueira.

E pra você que não pode prestigiar o espetáculo, o Governo de Castilho preparou através de sua Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto, uma playlist com pouco mais de 30 minutos desta marcante apresentação. Se inscreva no Canal, ative o “sininho” de notificações, assista, curta, comente e compartilhe com seus amigos: https://youtube.com/playlist?list=PLJEfB2lihjvQu4o78Cgd8rnd7dD2lbAjC.

Fonte: SME - Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto
Autor: Assessoria de Gabinete
Local: Anfiteatro do CIEC - Centro Integrado de Educação e Cultura
26/05/2023