26 MAI 2023
DATAS COMEMORATIVAS
ESPORTES, LAZER E JUVENTUDE
Dia do Desporto Escolar agita Rede de Ensino de Castilho

As unidades escolares mantidas pelo Governo de Castilho através da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto, incluíram em sua rotina estudantil desta quinta-feira (25) para se dedicar à prática de atividades físicas em celebração ao recém criado “Dia Nacional do Desporto Escolar”.

Instituído pela Lei Federal nº 14.579, promulgada no dia 10 de maio, o evento deve movimentar redes públicas e privadas do país, anualmente, durante toda a semana que incluir o dia 25 de maio. Neste período, educadores e alunos devem organizar diversas atividades físicas e campanhas de esclarecimento sobre a importância do desporto escolar.

E em Castilho isso foi levado à serio pelos gestores escolares, educadores físicos e demais agentes da Educação Municipal, que mobilizaram até mesmo os pequeninos das creches.

O assessor esportivo Cícero Moreira Ricardo, foi designado pela Secretaria de Educação para auxiliar escolas e creches municipais na promoção e registro destes eventos. De acordo com ele, “esta nova lei brasileira chegou para reforçar as incontáveis campanhas educacionais e de saúde pública em favor da prática esportiva, visando o equilíbrio de corpo e mente sã, preenchidos com atividades físicas que ocupam o tempo ocioso, ajudam a evitar más companhias, sedentarismo e o tempo excessivo que crianças e jovens passam diante das telas de computadores e celulares”.

A estratégia adotada na rede municipal mobilizou principalmente os professores de Educação Física que receberam total liberdade para criar gincanas esportivas, torneios, resgatarem antigas brincadeiras de rua, focarem a necessidade de aquecimento prévio antes do início de qualquer atividade mais desgastante, etc..

Fonte: SME - Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto
Autor: Assessoria de Gabinete