25 ABR 2023
CAMPANHAS OFICIAIS
VITÓRIA: Paulo Boaventura reativa Centro Cirúrgico para impulsionar programa Opera Castilho

Lançado em junho do ano passado, o Programa OPERA CASTILHO acaba de ganhar um novo impulso graças ao empenho do Prefeito Paulo Boaventura e o apoio incondicional da Câmara de Vereadores. Com a reativação do Centro Cirúrgico do Hospital “José Fortuna”, cirurgias de pequena e média complexidade começaram a ser realizadas aqui mesmo em Castilho, agilizando vários processos e viabilizando o uso de um dos maiores centros cirúrgicos regionais que - apesar de toda a infraestrutura moderna, estava em desuso desde 2009.

Este hospital, da forma que foi estruturado, não pode ficar parado! Nós temos aqui pessoas que querem o bem de Castilho, e você, prefeito Paulo, é um deles, pois está aplicando os recursos necessários para pagar todo este trabalho. O hospital de Castilho conta com você, assim como a população conta contigo. Sem você, não somos nada, pois é o Chefe do Executivo quem puxa o carro desse progresso”, afirmou o dr. Flávio Amorim, repeitado cirurgião que há tempos aguardava ansioso pela retomada dos investimentos na área cirúrgica de Castilho.

As palavras dele foram endossadas pelos médicos dr. Thiago, Maciel, Marcos André (anestesista), a chefe de Enfermagem Lilian e o Administrador Hospitalar Devanir Pimenta. Em resumo, todos destacaram o empenho da Prefeitura e da Secretaria Municipal de Saúde, em viabilizar a retomada das cirurgias dentro do próprio município.

Começamos na semana passada com 05, esta semana fomos pra 07 e a semana que vem deve ter mais. Seguimos com um passo de cada vez até que, daqui uns dias, estejamos a pleno vapor”, disse entusiasmado José Maria, presidente do Hospital José Fortuna.

COMO FUNCIONA O PROGRAMA

Antes de serem encaminhados à cirurgia, os pacientes passam por pré-consulta de regulação no CIS – Centro Integrado de Saúde, onde é avaliada a gravidade de cada caso para indicar a ordem de prioridades.
Segundo informou o Prefeito Paulo, a realização destas cirurgias é viabilizada através de convênio firmado pela Prefeitura de Castilho com o CIENSP - Consórcio Intermunicipal do Extremo Noroeste de São Paulo, que abriu as portas dos Centros Cirúrgicos regionais como a Santa Casa de Andradina, instituições de Araçatuba, Ilha Solteira e até mesmo de Mirandópolis. Agora, o Hospital José Fortuna de Castilho se une a este elenco, ampliando ainda mais o alcance do programa.

A maioria das cirurgias de baixa complexidade serão feitas aqui mesmo em Castilho, assegurando maior conforto aos pacientes que tanto esperaram. Importante destacar que TODAS as cirurgias são pagas com Recursos Próprios do Município, mesmo que elas sejam responsabilidade do Estado”, explica o prefeito castilhense.

Sobre essa necessidade de Castilho assumir parte das responsabilidades que deveriam ser do Estado, o Secretário Municipal de Saúde, Demilson Cordeiro, explica:

O Governo há muito tempo não realiza cirurgias eletivas e isso ocasionou uma demanda reprimida de quase 500 cirurgias nos últimos cinco anos. As de maior complexidade, serão realizadas em hospitais da região com retaguarda de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), já que temos que levar em consideração os riscos e comorbidades do paciente que pode necessitar desse serviço logo após a cirurgia. De outra ponta, o CIENSP se soma a esta iniciativa, credenciando prestadores com uma tabela própria. Esse método amplia significativamente a oferta de profissionais, contribuindo para zerarmos estas filas de espera”.

Outro detalhe interessante desse encaminhamento para outros municípios, é que todos pacientes já sairão de Castilho com exames pré-operatórios em mão, uma forma de encurtar caminhos para agilizar a data das operações.

Fonte: Secretaria de Administração
Autor: Assessoria de Gabinete
Local: Hospital e Maternidade "José Fortuna"