Desde o final de maio do ano passado, a Escola Maria Dauria da Silva Oliveira, vem reutilizando a água captada dos aparelhos de ar condicionado da unidade escolar, através de um projeto idealizado pelo Professor Ângelo Mario Caspani e abraçado tanto pela VB Ambiental (do consórcio ligado à Comerc Renew), quanto pela própria Secretaria Municipal da Educação. [LEIA MAIS SOBRE O ASSUNTO ACESSANDO A REPORTAGEM: Na Semana do Meio Ambiente, Maria Dauria inicia programa de reaproveitamento de água dos condicionadores de ar]
O projeto pioneiro na rede municipal de ensino, foi anunciado justamente durante os eventos promovidos pela Prefeitura de Castilho em comemoração à Semana do Meio Ambiente.
Agora, o professor de Matemática Oscar Lameu Filho, teve a brilhante ideia de aproveitar o dia Mundial da Água para propor aos alunos dos 6º anos A e B, e 9º ano A, que fizessem a medição diária de quantos litros por aparelho estava sendo economizado na escola.
Para complementar a atividade e aplicar os princípios de sua disciplina, Oscar também está ensinando os alunos a elaborarem tabelas e gráficos, para chegar ao final de março e apresentar um levantamento sistemático de quantos litros d’água a unidade escolar deixou de gastar do lençol freático.
Representando a Secretaria de Educação e a Prefeitura de Castilho, o professor coordenador Fábio Batista, esteve na escola verificando o trabalho desenvolvido pelo professor e pelos alunos. Para sua surpresa, a proposta de Oscar não se limitou apenas aos cálculos matemáticos, conforme relatou o coordenador:
“Os alunos também utilizaram a água captada para molhar as plantas e explicam com toda a naturalidade do mundo, que a mesma pode ser utilizada na limpeza das sala de aula e demais ambientes escolares. E o melhor de tudo é que esta experiência pode facilmente ser replicada em residências, prédios comerciais, repartições públicas, igrejas e qualquer outro espaço onde esteja instalado um ou mais aparelho de ar condicionado. Trata-se de um projeto ecologicamente correto e barato”, concluiu Fábio.
Gostou da ideia? Que tal aplicá-la em sua escola, residência ou trabalho?