14 MAR 2023
Escolas municipais começam a receber novos parques infantis

Secretaria de Educação também listou vários outros investimentos na manutenção e melhorias das unidades municipais de ensino

Os investimentos do Governo de Castilho na manutenção de suas escolas não param. Esta semana a Secretaria de Educação está recebendo 05 novos parquinhos infantis que já estão sendo instalados nas escolas: Professor Mauro Roberto e CEI Criança Feliz (ambas no bairro Laranjeiras), Creche ‘Musa Telles’ (Leão I), dr. Youssef Neif Kassab (Centro) e Maria Bandeira (São Luiz). Juntas, estas cinco unidades escolares atendem cerca de 1.400 alunos, conforme dados fornecidos pela Secretaria Municipal de Educação. Além destes, em breve chegarão também os parquinhos que serão instalados nas demais escolas municipais.

Os novos brinquedos da garotada seguem o padrão de segurança aprovado pelo INMETRO e adotado pela Prefeitura Municipal ainda durante a pandemia, utilizando material sintético (plástico) no lugar de madeira e cordas no lugar das antigas correntes metálicas. Os materiais dos antigos parques, com o decorrer do tempo, ofereciam riscos à segurança das crianças por causa de desgastes naturais.

A secretária de Educação, Silvânia Cintra, informou que as casinhas de madeira de algumas escolas também estão sendo reformadas para garantir a segurança dos pequenos durante os momentos de lazer, assim como os campos de areia destes espaços também estão sendo substituídos gradativamente.

CONSTÂNCIA - Os investimentos do Município na manutenção das escolas e creches municipais é contínuo, e engloba diversos outros serviços rotineiros, como conserto de bebedouros, manutenção de jardins, revisão dos aparelhos de ar condicionado, etc..

E por falar em ar condicionado, Silvânia antecipou que novos condicionadores de ar já foram adquiridos pela Secretaria e em breve estarão instalados no Anexo pertencente à CEI Criança Feliz, no bairro Laranjeiras, que atende um total combinado nas duas unidades, de quase 170 crianças.

A Secretaria de Educação também confirmou que já está em andamento a Licitação para compra dos condicionadores de ar que atenderão as demais escolas que necessitam destes aparelhos.

As escolas Youssef, Maria Bandeira, Dijanira, Maria Dauria e Mauro Roberto também recebem nesta semana as novas cadeiras para as salas de informática, onde os equipamentos já estão todos instalados e entraram em fase de testes, antes do início do uso no processo de ensino-aprendizagem.

COBERTURAS - Apesar da chuva quase ininterrupta que cai sobre Castilho e região desde meados de setembro do ano passado, a Secretaria de Educação também está finalizando uma série de reparos nos telhados de diferentes unidades escolares castilhenses, para evitar goteiras e solucionar problemas nas calhas e rufos. A manutenção que começou no período de férias escolares, teve seu processo de conclusão prolongado justamente em decorrência das chuvas que tornam as telhas mais frágeis e suscetíveis ao rompimento com o trânsito de trabalhadores que executam os serviços.

O reparos mais importantes foram realizados nas escolas dr. Youssef Neif Kassab, Antônio Custódio Borges (Parquinho), Rosemira A.C.P. Ferreira e Dijanira Bozzo Jorge, todas localizadas na área urbana, além da escola Maria Bandeira, situada no assentamento ‘São Luiz’.

Importante lembrar que recentemente, o prefeito Paulo Boaventura já havia anunciado o início iminente das reformas nas quadras poliesportivas das escolas dr. Youssef Neif Kassab e Professor Mauro Roberto Manoel. De acordo com Silvânia, estes serviços devem ter início ainda nesta semana.

Fonte: SME - Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto
Autor: Assessoria de Gabinete