01 JUL 2022
Vida e Obra de Tom Jobim são tema do encerramento de semestre do Projeto Guri de Castilho

O setor de Cultura da Prefeitura de Castilho encerrou ontem (30) as atividades do 1º semestre de 2022 para os alunos que participam das aulas de violão, bateria e percussão, mantidas na parceria firmada entre Município e o Projeto Guri – que é o maior projeto cultural de toda a América Latina.

As atividades do dia foram direcionadas aos 126 alunos que frequentaram as aulas deste primeiro semestre e cujo tema central foi a vida e a obra de um dos maiores músicos brasileiros: o Maestro Tom Jobim.

As atividades de hoje são a culminância de um plano de trabalho baseado na vida e obra de Tom Jobim. Neste seminário, realizamos uma roda de conversa onde os alunos apresentam seu aprendizado sobre o músico e compositor, respondendo perguntas, expondo suas pesquisas realizadas no período, tirando dúvidas e participando de um jogo interativo que testa o conhecimento sobre a letra de uma das principais canções do Maestro e que foram trabalhadas dentro das salas de aula pelos nossos professores. O objetivo desta estratégia é melhorar o nível de apreciação cultural da vasta produção musical de altíssima qualidade produzida pelo Brasil ao longo dos anos”, explica a coordenadora do Polo Castilho, Maria Aparecida do Nascimento (Cidinha).

Entre os recursos utilizados no seminário pelos professores Marcelo Carreira (Violão) e Henrique Manoel (Bateria e Percussão), estão apresentação de vídeos didáticos sobre Tom Jobim, analisando sua vida e obra, e uma ‘avaliação’ oral com perguntas e respostas, palavra aberta e interação dos alunos com um jogo de conhecimento sobre uma das mais famosas canções do Maestro mais conhecido do Brasil em todo o mundo.

Para acompanhar os resultados desta metodologia de ensino adotada em Castilho, Cidinha, Marcelo, Henrique e a Assessora de Cultura “Nê” Adono, convidaram Juliana Faria Silva Ramos, Supervisora do Desenvolvimento Social do Projeto Guri na região de Araçatuba, que aprovou a ideia e ficou encantada com os conhecimentos demonstrados pelos alunos. A Coordenadora Pedagógica Emilene Zaguetti representou a Secretária Municipal de Educação, Cultura e Desporto, Silvânia Cintra, que cumpre agenda com a Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo desde anteontem.

RETOMADA PÓS PANDEMIA

O Projeto Guri enfrentou grandes desafios para ensinar música através das telinhas e mídias sociais. Para minimizar os impactos causados pela ausência das aulas presenciais, optou-se por trazer maior ênfase para aplicação de conteúdos voltados à história e obras de grandes compositores brasileiros. Os ícones trabalhados nos últimos semestres foram, Heitor Villa Lobos e Chiquinha Gonzaga. Por conta do sucesso atingido com os encontros virtuais, a equipe decidiu trazer a estrutura do trabalho para o formato presencial, abordando a vida do grande compositor e Maestro Antônio Carlos Brasileiro de Almeida Jobim, ou simplesmente Tom Jobim, como o mundo inteiro o conhece”, analisa o professor Henrique sobre a didática adotada pelo Polo Castilho.

Sobre a metodologia de ensino dentro e fora das salas de aula, o professor Marcelo Carreira acrescenta:

Ao logo do semestre, a equipe trabalhou Tom Jobim de três maneiras. A primeira, através da apreciação de canções como ‘Garota de Ipanema’ e ‘Águas de Março’. A segunda, através da prática, aprendendo e executando trechos da canção ‘Águas de Março’. E terceira, através da pesquisa literária e da análise poética contida nas canções de Tom Jobim. Todo esse trabalho culminou no “Encerramento Tom Jobim”, onde os(as) alunos(as) colocaram à prova os conhecimentos adquiridos ao longo das aulas”.

RETORNO ÀS AULAS

Como o Projeto Guri segue o calendário escolar do Estado de São Paulo, as aulas retornam no próximo dia 02 de Agosto. Aqueles interessados em ingressar nas aulas, precisam ter entre 08 e 18 anos de idade e procurar o setor de Cultura da Prefeitura de Castilho no prédio do CIEC, às terças ou quintas-feiras, das 08 às 18h30, assim que as aulas forem retomadas. Além dos documentos pessoais (RG e CPF) que devem ser apresentados para inscrição, os filhos devem estar acompanhados pelos pais para assinar a autorização, apresentar comprovante de residência e também o atestado de matrícula escolar.

Fonte: Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto
Autor: Assessoria de Gabinete
Local: Anfiteatro do CIEC - Centro Integrado de Educação e Cultura
01/07/2022