Em nova parceria público-privada, a Secretaria de Educação de Castilho uniu forças à empresa Mercury Renew e à VB Ambiental para realizar mais um grande evento educativo, social e cultural que encerrou a vasta programação do Governo Municipal referente às comemorações do mês dedicado ao Meio Ambiente.
O acontecimento realizado na manhã desta terça-feira, 28, no Anfiteatro do CIEC, reuniu mais de 350 estudantes das escolas públicas municipais, além de gestores, coordenadores, autoridades e imprensa, num misto de cerimônia para premiação dos vencedores dos concursos culturais de Poesias e Maquetes, e também de exposição dos trabalhos produzidos nestes processos pelos alunos sob o tema “A Importância da Água e a Preservação das Nascentes e Energias Renováveis”.
Coube ao Coral “Vozes de Castilho” recepcionar o público presente com um repertório de três músicas amplamente aplaudidas por todos. Cada uma das autoridades que fez uso da palavra, destacou a importância do Meio Ambiente para a própria sobrevivência humana, parabenizando escolas, professores e alunos pela excelência dos trabalhos apresentados.
“Hoje somos quase 8 bilhões de pessoas vivendo num mundo onde os recursos naturais estão cada dia mais escassos. Precisamos que todos sejam conscientes e ajudem a preservar aquilo que ainda nos resta (…) Felizmente, cada trabalho apresentado nos projetos trabalhados ao longo do ano nas escolas municipais, refletem essa preocupação e as exposições apresentadas aqui hoje, provam isso. Todos vocês: professores, coordenadores e alunos, estão de parabéns pelo empenho e dedicação demonstrados nestes trabalhos”, discursou a secretária de Educação, Silvânia Cintra.
Encantado com as poesias e maquetes expostas no saguão do CIEC, o prefeito Paulo Boaventura lembrou aos presentes que Castilho segue na vanguarda da produção de energia limpa, tendo a seu lado uma das maiores usinas hidrelétricas do País e, agora, uma usina solar que inicia a produção de energia renovável e posicionando Castilho como a maior geradora fotovoltaica de todo o Estado de São Paulo.
“Os trabalhos de vocês refletem exatamente isso que temos buscado para Castilho que é a qualidade de vida e o convívio consciente de nosso povo e dos visitantes com o meio ambiente. Muitos trabalhos realizados por vocês dentro das nossas escolas, fazem parte de nossas ações municipais visando classificação no programa Município VerdeAzul e, posteriormente, como Município de Interesse Turístico. A Prefeitura de Castilho acredita no potencial individual e coletivo de todos vocês e temos a esperança que possam levar estes sonhos ainda mais adiante, transformando em realidade aquilo que estamos plantando hoje em vossos corações”, agradeceu Paulinho.
Representando a Mercury Renew, Elmar Borges, e a gestora social da VB Ambiental, Nathalia Silva, reafirmaram o compromisso da empresa com o desenvolvimento de Castilho e a manutenção destas parcerias que consolidam um compromisso social que é comum tanto à empresa quanto à Prefeitura de Castilho.
POESIAS - OS VENCEDORES
Até esta manhã de terça-feira, os alunos não sabiam quem eram os vencedores de cada concurso. Mantendo a expectativa, o protocolo começou chamando ao palco os 10 alunos do 3º ao 5º ano da rede municipal que mais se destacaram na composição de suas poesias. Dentre estes, 07 fazem parte da clientela escolar da EMEF “Dr. Youssef Neif Kassab”. Segundo a educadora Sandra Iarossi, coordenadora pedagógica que orientou todo este processo de produção e escolha, selecionar os 10 melhores trabalhos dentre tantas poesias, foi uma tarefa das mais árduas possíveis. Confira a classificação completa:
10º Lugar: Miguel Henrique M. dos Santos (5º AZ) – Dr. Youssef Neif Kassab
09º Lugar: Davi Morais Soares (4º AM) – Dr. Youssef Neif Kassab
08º Lugar: José Felipe Suares (3º AZ) – Dr. Youssef Neif Kassab
07º Lugar: Olívia de Souza Peixoto (4º AM) – Dr. Youssef Neif Kassab
06º Lugar: Henrique Campos Domingos (5º A) – Maria Bandeira
05º Lugar: Maria Eduarda C. S. M. (4º AM) – Dr. Youssef Neif Kassab
04º Lugar: Ana Júlia Santana Silva (4º A) – Maria Bandeira (*)
03º Lugar: Matheus Rodrigues Brito (5º AZ) – Dr. Youssef Neif Kassab
02º Lugar: Matheus dos Santos Pereira (5º A) – Dijanira Bozzo Jorge
01º Lugar: Otávio Ferreira Juzwiak (5º AZ) – Dr. Youssef Neif Kassab
Cada aluno premiado no concurso de Poesias leu seu próprio poema no palco. A aluna Ana Júlia, 4ª colocada na classificação geral, foi recentemente transferida da escola Maria Bandeira para a cidade de Londrina, no Paraná. No palco, ela foi representada pelos avós e sua poesia foi declamada pelo ex-colega de turma, Philipe Hefraim. Todos os alunos receberam medalhas de participação e uma cópia impressa contendo a coleção completa das poesias participantes do concurso. Os três primeiros colocados também levaram consigo os troféus comemorativos pelos honrosos méritos.
MAQUETES – OS VENCEDORES
As emoções não ficaram por aí. A segunda parte da cerimônia foi a premiação dos grupos de alunos do 6º ao 9º ano da escola “Maria Dauria”, que participaram da confecção das maquetes sob o tema “Energias Renováveis”. No total, foram produzidas sob a orientação das professoras Natália Barbaroto (Ciências), Fernanda Yamamoto (Geografia), Fernanda Lopes Cerquiari (Arte), coordenação pedagógica de Fábio Batista e apoio logístico de Nathalia Silva (VB Ambiental), 12 maquetes ricamente detalhadas e que ficaram expostas ao público após o encerramento do evento. Destas miniaturas, três foram classificadas e premiadas. Conheça os integrantes de cada grupo vencedor:
3º Lugar:
Rafaela Carvalho Junqueira Reis – 7º A
Naiara da Silva Lopes – 8º A
Manoela Carvalho Junqueira Reis – 9º A
Evellyn Vitória Almeida dos Santos – 7º B
Juliana Cristina Lima Barbosa de Oliveira – 6º A
2º Lugar:
Isabelly Cerqueira Ribeiro – 8º A
Kamily Vitória Sifonte Gomes – 6º A
Geovanna Caroline dos Santos Adono – 7º B
Fellipe Sobral Blasonig Alves – 9º A
Sabrina Xavier da Silva – 7º A
1º Lugar:
Ana Jullia Oliveira Gonçalves – 9º A
Ana Paulla Oliveira Gonçalves – 7º A
Lucas Emanuel da Silva – 7º A
Iasmyn Pas da Silva – 7º A
Ana Livia da Silva Brito – 7º B
ININTERRUPTO
“Em Castilho, a conscientização relacionada às questões ambientais envolvem até mesmo a limpeza dos quintais para evitar animais peçonhentos, dengue e leishmaniose, e trabalhamos isso o ano inteiro. Em sala de aula, até figuras mitológicas do nosso folclore são motivos para conversar com as crianças sobre o meio ambiente. Esta sensibilidade em relação ao maior patrimônio castilhense que são os recursos naturais, é um tema que o prefeito Paulo Boaventura nos pediu, desde o princípio, que seja exaustivamente trabalhado dentro das salas de aula para aumentar o grau de conscientização de nossas crianças”, explica a secretária de Educação, Silvânia Cintra.
Desde o início das aulas, datas comemorativas inspiram o trabalho dos professores para abordar temas sociais impactantes como a coleta seletiva, preservação e economia dos recursos hídricos, reutilização de materiais e demais assuntos que fazem parte da agenda de compromissos assumida pela Prefeitura de Castilho com o Governo Paulista através do programa Município VerdeAzul.
“Ao mesmo tempo em que vamos aperfeiçoando a legislação municipal, introduzindo novos programas e ações, precisamos trabalhar não apenas nossos cidadãos adultos, mas principalmente os pequenos, para que façam parte de uma nova cultura de responsabilidade social e ambiental. É isso que nosso município, estado, país e mundo mais precisa neste momento tão caótico em que vivemos”, finaliza Silvânia em seu raciocínio sobre o papel do Poder Público no desenvolvimento geral do município.