23 JUN 2022
Sarau “O Centenário da Semana de 22” presenteia Castilho com obra completa!

Os castilhenses e visitantes que compareceram ao Anfiteatro do CIEC na noite desta terça-feira (21) para prestigiar a apresentação inédita do Grupo de Referência do Projeto Guri de Araçatuba foi presenteado com uma surpresa que não constava na programação original do evento.

Sob a regência do maestro Paulo Renato Lourenço, os alunos que compõem a Camerata de Violões de Araçatuba apresentaram a Suíte completa do Sarau Musical “O Centenário da Semana de 22”, com peças de autoria própria dos alunos e professor.

Cada música desta Suíte representa um trabalho mundialmente conhecido da pintora brasileira Tarsila do Amaral, que foi uma das maiores referências nacionais da Semana de Arte Moderna realizada em 1922. Este é o segundo espetáculo de uma série de concertos que acontecerão neste ano”, destacou Paulo Renato ao apresentar o espetáculo.

Outro detalhe interessante sobre a obra é que a suíte foi inteiramente composta de forma coletiva e remotamente (não presencial) durante este longo período de pandemia causado pela Covid-19. O resultado foi surpreendente, com uma miscelânea de sons que realmente fazem lembrar alguns dos principais trabalhos de Tarsila do Amaral, como as obras “A Lua”, “II Operários” e “Procissão”.

Além da Suíte autoral completa, o Grupo de Referência também brindou Castilho com apresentações dos solistas Eric Junji e Welton Ferreira, que abriram o evento já anunciando o quê o público castilhense contemplaria a seguir.

Em agradecimento aos presentes recebidos, a secretária municipal de Educação, Cultura e Desporto – Silvânia Cintra, convidou a assessora de Cultura “Nê Adono”, a coordenadora do Polo Guri de Castilho – Cidinha, e os professores que ministram aulas no Guri de Castilho para anunciar que o Município não tem medido esforços para promover a inclusão social e crescimento cultural dos jovens talentos castilhenses que, num futuro não muito distante, poderão até mesmo compor a própria Camerata de Violões de Araçatuba.

O prefeito Paulo Boaventura, que também prestigiou o evento, parabenizou o brilhante trabalho dos alunos e o Maestro Paulo Renato pela excelência da composição:

Eu nunca imaginei que fosse possível tirar tantos sons diferentes e provocar tantas emoções fortes utilizando um violão. Todos vocês do Projeto Guri e especialmente do Grupo de Referência estão de parabéns e são um modelo que Castilho pretende seguir para alcançar tamanha excelência”, afirmou o prefeito Paulinho.

Para aqueles que perderam o espetáculo, o setor de Cultura de Castilho registrou a íntegra do Sarau e disponibilizou em uma playlist que os internautas podem assistir e divulgar para familiares e amigos acessando nosso canal no Youtube através do link: https://youtube.com/playlist?list=PLJEfB2lihjvQouQdIQ5ZrKExSWsr-_Oo-. Para aqueles que preferem apenas uma "palhinha" das apresentações, assistam uma das composições disponível no vídeo anexo.

Fonte: Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto
Autor: Assessoria de Gabinete