11 JUN 2022
CAMPANHAS OFICIAIS
PLANEJAMENTO URBANO
Ecoponto passa a receber entulhos domésticos
Fotos: Acácio Costa

Nesta segunda-feira (13/06), a SAMAT - Secretaria de Agricultura, Meio Ambiente e Turismo, coloca em pleno funcionamento o Ecoponto Urbano Municipal. O local escolhido pela atual administração é a estrada municipal CTH-080, conhecida como Estrada da Graça, que liga Castilho ao bairro Junqueira, distante cerca de 3 quilômetros da cidade, e que funcionará das 07h00 às 11h00 e das 13h00 às 17h00.

O Ecoponto funcionará no estilo “Drive Thru” e agora passa a receber entulhos, podas de jardinagem e restos de construção de até um metro cúbico por pessoa.

Vale lembrar que o Ecoponto serve apenas para uso doméstico da população e não serve para empresas que trabalham no ramo de construção.

No espaço poderão ser depositados:

• Materiais recicláveis: Plástico, papelão, latinhas, metais e vidros.
  • Podas de árvores: Galhos e aparos de jardins.
  • Resíduos da construção civil: Tijolos, arames, terras e madeiras.
  • Resíduos volumosos: Móveis, sofás e camas.

Outros itens como pilhas, baterias e lâmpadas, a secretaria busca por parceiras com logísticas reservas para o armazenamento com empresas especializadas no ramo: Green Eletros para pilhas e baterias e a Reciclos para lâmpadas.

É muito importante a conscientização da população em relação ao acúmulo de entulhos nas casas, tornando um ambiente propício a criadouros de insetos e o mosquito da dengue. Isso sem falar no descarte inadequado desses materiais como beira de estradas, terrenos, calçadas e vias e assim o meio ambiente agradece”, ressalta Maria José Custódio, assessora de gestão ambiental.

O secretário da Samat, José Carlos Justi, disse que o trabalho não para, e que sua equipe vem trabalhando arduamente para que esse ecoponto se tornasse realidade hoje.

"A conscientização da população é o mais importante em relação ao meio ambiente que só agradece”, finalizou.

O prefeito Paulo Boaventura relatou que em sua administração tem realizado diversas ações para manter a cidade limpa.

"São os arrastões de limpeza de terrenos, retirada de entulhos das ruas, ações contra a Dengue e Escorpiões e agora esse ecoponto que com certeza irá eliminar toneladas de entulhos das ruas, tornando a cidade cada dia mais limpa”, e finalizou dizendo: “Vamos juntos tornar a nossa cidade cada dia mais limpa e mais acolhedora

VOCÊ SABE COMO FUNCIONAM OS ECOPONTOS?

Os Ecopontos são locais de entrega voluntária para coletar itens que não são mais utilizados pela população. Não necessariamente materiais recicláveis, provavelmente você já viu algum sofá velho ou televisão antiga abandonados nas calçadas de sua cidade ou até entulho gerado por construções, demolições e pequenas reformas em prédios ou residências, que são jogados de maneira ilegal em avenidas, ruas e praças. Esse tipo de descarte irregular gera sérios problemas ambientais.

Os Ecopontos foram criados exatamente com o objetivo de dar fim ao despejo desses tipos de itens em vias públicas, rios e terrenos baldios, que ocasiona desde problemas de saúde a enchentes, além aumentar os gastos com a limpeza pública. Materiais recicláveis (papel, papelão, vidro e alumínio) também podem ser levados para estes espaços e de lá serão encaminhados às centrais de triagem da cidade.

Para recebê-los, os Ecopontos contam com PEVs (Ponto de Entrega Voluntária de Recicláveis), caixas verdes semelhantes a contêineres instaladas em locais públicos para estimular a entrega voluntária desse tipo de material, existe um limite diário para o descarte de materiais nestes locais: 1m³ de material por pessoa, o que equivale a cerca de 25% do volume de uma caçamba ou a uma caixa d’água de mil litros.

Fonte: Flash Regional
Autor: Souza Souza