14 MAI 2022
CAMPANHAS OFICIAIS
PARCERIAS
SECRETARIAS
Programa Saúde na Escola ensina importância da alimentação saudável aos alunos da escola Maria Bandeira

PSE é fruto de uma parceria firmada entre as secretarias municipais de Saúde e Educação. Na EMEIEF Maria Aparecida Buzachero Bandeira, os alunos receberam visita de profissionais da UBS São Luiz

Nos dias 11 e 12 desta semana, profissionais de Saúde que atuam na Unidade Básica de Saúde do Assentamento São Luiz realizaram ações relevantes para a saúde dos alunos, abordando o tema sobre a Importância da Alimentação Saudável, bons hábitos alimentares, incentivo ao consumo da aveia na alimentação diária e cuidados necessários com a higiene bucal.
O primeiro tema foi tratado em cada sala de aula pela Nutricionista Maira Kassab e a Enfermeira Ariana, de forma didática e interativa, prendendo a atenção dos alunos matriculados desde a Pré-escola até o 5º ano.
Para um melhor entendimento, foram apresentados alguns legumes, verduras, frutas e também a aveia como complemento de uma alimentação saudável.

Se quisermos uma geração mais saudável, é preciso começarmos pela conscientização e estímulo”, defende a diretora Célia Ioshizaki.

O trabalho terá continuidade através de atividades com a participação dos alunos e professores na confecção de cartazes com o Semáforo da Alimentação, em que os alimentos são classificados em ordem:
* alimentos que devem ser evitados;
* alimentos com consumo moderado;
* alimentos com consumo diário.

Todo este processo dentro das salas de aula continuará sendo monitorando pela Nutricionista em outras visitas.

O projeto contou com a participação ativa das professoras Alexandra (Pré I), Ana Cristina (Pré II), Ana Maria / Eloisa (1º e 2º ano), Nelise (3º ano), Andréa (4º ano), Letícia (5º ano), além da Merendeira Marionice, a Nutricionista Mayra Kassab, a Enfermeira responsável Ariana e também a Diretora Célia Ioshizaki.

SAÚDE BUCAL

A segunda palestra aconteceu no dia 12, quando a Dr. Ana Luiza (dentista), Anabel (auxiliar) e Ariana (enfermeira) retornaram à escola para falar sobre a importância da Saúde Bucal. Após a distribuição de escovas e creme dental para todos os alunos, a equipe da saúde desenvolveu atividades interativas, envolvendo as crianças com muita ludicidade para orientá-los sobre a importância e necessidade da escovação adequada, considerando a faixa etária de cada turma.

Todo esse trabalho é de suma importância para o desenvolvimento da criança. Essas ações conjuntas realizadas pela Prefeitura de Castilho através das secretarias de Educação e Saúde, visam o pleno desenvolvimento da criança de forma mais consciente. Precisamos investir em ações para desenvolver a cultura da Prevenção, afinal, é melhor prevenir do que remediar”, finalizou a enfermeira Ariana.

Gostou do projeto? Então visite a galeria de fotos registrada pelas equipes em cada dia destas atividades:

Fonte: Secretarias Municipais de Saúde e Educação
Autor: Assessoria de Gabinete
Local: EMEIEF "Maria Aparecida Buzachero Bandeira"
14/05/2022
Programa Saúde na Escola "Maria Bandeira"