31 MAR 2022
CAMPANHAS OFICIAIS
Saúde de Castilho encerra programação dedicada às mulheres com palestra sobre Violência

Encontro aconteceu na tarde desta quinta-feira, 31, no plenário da Câmara Municipal, em parceria firmada com o Instituto de Terras do Estado de São Paulo - Itesp/Andradina

Para encerrar o mês de março no qual se comemora o Dia Internacional da Mulher, acontece neste momento, na Câmara de Vereadores de Castilho, uma importante palestra sobre “Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher”.

A iniciativa que encerra a programação oficial da Prefeitura de Castilho para conscientização dos direitos femininos, reúne cerca de cinquenta Agentes Comunitários de Saúde (ACS), que participam das orientações transmitidas pela agente social do Itesp de Andradina, Rosilva Brito Rodrigues.

Edson Oliveira, o “Marabá”, supervisor do grupo técnico de campo do Itesp de Andradina e Sônia Maria de Oliveira, responsável pela área de Formação e Promoção Institucional da Regional Noroeste do Itesp, acompanham Rosilva nesta parceria firmada com a Secretaria Municipal de Saúde do município.

CONHECIMENTO – Profunda conhecedora dos problemas que mais afetam principalmente as mulheres do campo, Rosilva falou sobre como identificar as formas de abuso - que nem sempre são tão evidentes, meios de prevenção e formas de combater a violência contra as mulheres, destacando mecanismos legais como a “Lei Maria da Penha”, por exemplo.

A Agente de Informação, Educação e Comunicação da Secretaria Municipal de Saúde, Samantha Del Negro destacou a importância do tema porque apesar do rigor das novas legislações brasileiras, os índices de violência contra as mulheres continua subindo assustadoramente e em todas as classes sociais.

É necessário que nossos profissionais de Saúde estejam preparados para identificar os diferentes casos de agressão para orientar, encaminhar situações às autoridades responsáveis e dar o devido acolhimento às vítimas de qualquer tipo de violência contra as mulheres”, ressaltou Samantha.

Fonte: Secretaria Municipal de Saúde e Vigilância
Autor: Assessoria de Gabinete