30 MAR 2022
Teatros são a nova estratégia da Saúde para ensinar crianças da rede municipal de ensino

Desde a semana retrasada, equipes de Agentes Comunitários de Saúde estão visitando as escolas da rede municipal de ensino para ensiná-los importantes lições de prevenção contra a Dengue e o Coronavírus. A nova estratégia é parte do Programa Saúde na Escola (PSE) e utiliza pequenas peças de teatro para prender a atenção das crianças ao mesmo tempo que transmite suas mensagens.

DENGUE - A CEI “Criança Feliz”, no bairro Laranjeiras, foi a primeira escola da rede a conhecer a novidade e se divertir com os abusados mosquitos da dengue. Depois foi a vez dos pequenos da EMEI Parquinho aprenderem sobre o mesmo tema.

Já nesta terça-feira, 29, o espetáculo foi apresentado na Creche “Musa Telles”, repetindo o sucesso e conquistando a criançada. No próximo dia 08 de abril, haverá rodada dupla de espetáculos lá na EMEI “Paulo Sérgio”, quando as crianças poderão assistir tanto a peça sobre a dengue, quanto uma nova produção, que trata sobre a prevenção contra o coronavírus.

COVID-19 – O enfermeiro Alceu e sua equipe realizaram duas apresentações da peça “O Coronavírus Continua Entre Nós” nesta quarta-feira, 30, na escola “Professor Mauro Roberto Manoel”. O espetáculo provoca as crianças a interagirem com os agentes/atores, respondendo perguntas relacionadas à prevenção e até mesmo cantando uma animada música para encerrar a peça.

Amanhã (31), a equipe de Saúde da UBS Laranjeiras estará com a enfermeira Amanda Marin na CEI “Criança Feliz”. A partir das 08h30, eles apresentarão um vídeo animado sobre o coronavírus e em seguida, entregarão lembranças e atividades para as crianças fazerem em casa, juntamente com os pais. A ação também faz parte do PSE.

Nesta sexta-feira, 1º de abril, a mesma turma que apresenta o teatro da dengue, retornará à EMEI Parquinho, mas desta vez para ensinarem as crianças sobre a prevenção contra o coronavírus.

A agenda futura das equipes de Saúde nas demais escolas da rede municipal de ensino ainda não foi divulgada.

Fonte: Secretarias Municipais de Educação e Saúde
Autor: Secretaria de Educação
Local: EMEF "Prof. Mauro Roberto" e Creche "Musa Telles"
30/03/2022