22 MAR 2022
CAMPANHAS OFICIAIS
Saiba tudo que rolou nas escolas de Castilho em comemoração ao DIA MUNDIAL DA ÁGUA

EMEI Paulo Sérgio, 08h00 - Nossa agenda agitada desta terça-feira começou com a celebração preparada pela diretora Iara Del Negro e sua equipe de professores. Reunidos no pátio daquela unidade de ensino, os cerca de 60 aluninhos do período da manhã assistiram um vídeo especialmente selecionado pelo corpo docente para ensinar às crianças como a água se transforma em chuva e vice-versa. Logo em seguida, foi a vez da professora Luciene levar para a frente dos pequenos e da secretária de Educação, Silvânia Cintra, a dança “Dia da Água”, coreografada juntamente com os alunos do Pré 2A. Além desta culminância, o Projeto Dia Mundial da Água foi trabalhado dentro das salas de aulas por todos os professores, resultando em diferentes atividades. Uma destas foram as pulseirinhas de super-heróis confeccionadas em todas as séries, e que nas imagens da galeria referente à escola, os aluninhos do Pré 1A exibem ao lado da professora Rosa. Detalhe: juntando quatro crianças, as pulseiras formam a palavra “Água”, que dá superpoderes aos pequeninos.

Já a programação agendada para acontecer no Engenho São João, a partir das 08h30, precisou ser adiada pelo Setor de Meio Ambiente da SAMAT. O plano inicial era realizar o plantio de diferentes espécies de árvores nativas às margens de uma nascente degradada, localizada naquela área.

A parada seguinte foi às 08h40, na Creche Maria José Vieira Telles, ou, simplesmente “Musa Telles” como é popularmente conhecida por todos os castilhenses. Lá, os alunos do Maternal 2B, recepcionaram a coordenadora pedagógica Kauana Coelho com uma bela apresentação de dança ensaiada pela professora Josy e pelo ADI Claudinei. A dança da garotada faz parte do projeto “Água – Gotinhas de Conscientização”, que está sendo trabalhado por todos os professores e alunos desde a semana passada. E a coreografia contagiante mobilizou quase todos os demais, que caíram na folia sob a coordenação de Josy e Claudinei.

Saindo da creche Musa Telles, fomos até a EMEIEF “Maria Dauria” - no bairro rural “Jupiá”, onde o coordenador pedagógico Fábio Batista representou a Secretaria Municipal de Educação em mais uma palestra realizada pela equipe técnica da VB Ambiental – empresa que integra o consórcio da Mercury Renew, responsável pela construção em Castilho, da maior usina de energia fotovoltaica de todo o Estado de São Paulo. Os gestores ambientais Nathália Silva e Jorge Parrelli, apresentaram uma palestra sobre os efeitos da ação humana no aquecimento global e também sobre a importância das energias renováveis como fonte limpa deste recurso tão importante para a nossa sobrevivência. Logo em seguida, foi a vez da professora de Ciências, Natália Bandeira, explicar aos alunos como será o Concurso de Maquetes que a Mercury está promovendo entre os alunos do 6º ao 9º ano da rede municipal de ensino.

Também situada na área rural de Castilho, a EMEIEF “Maria Bandeira” (São Luiz) preparou uma pequena peça de teatro para celebrar o Dia Mundial da Água. Com todos os alunos no pátio a partir das 10h15, a professora Ana Maria conduziu os alunos do 1º e 2º ano na apresentação do espetáculo “Conscientização é Tudo”.

Para finalizar a jornada de atividades programadas para esta terça-feira, chegamos à escola Mauro Roberto” às 11h00, para prestigiar os alunos 5ºB (Profª. Marinês) e 5ºA (Profª. Elisângela) em duas belas apresentações culturais. A primeira delas foi o Jogral “Água – Dona da Vida” e o 2º, a dança “Gota de Chuva” que, ao final, acabou sendo repetida a pedido dos alunos que assistiram a apresentação.
Durante todo o dia, as professoras Cristina, Rose, Kelly, Maria Rocini, Luiza, Silvia Nakamura, Roseli, Cleide, Juscelina, Luciene e Lidiane, mobilizaram todos os alunos da EMEF “Dr. Youssef Neif Kassab” em várias atividades relacionadas ao Dia Mundial da Água. Como as atividades foram desenvolvidas ao longo do dia pelas professoras dentro das salas de aula, a própria diretora Anilte Reis se encarregou de registrar os trabalhos e enviar à Secretaria de Educação. O resultado é um álbum repleto de criatividade e participação dos alunos e professores.

AINDA VAI ACONTECER

A programação oficial organizada pela Prefeitura de Castilho através de suas Secretarias e parcerias com a iniciativa privada, terão continuidade nesta quarta-feira, dia 23, quando a gestora de Meio Ambiente Maria Custódio apresentará aos servidores e membros da Frente de Trabalho que atuam na SAMAT, as palestras “Nascente e Sua Importância” e logo em seguida, “Uso da Água”. Também nesta quarta, Nathália e Jorge (VB Ambiental/Mercury Renew) retornam à EMEI Rosemira para apresentar aos alunos do período matutino a palestra sobre a Importância da Água.

A visitação que os membros do Conselho Municipal de Meio Ambiente (Condema) fariam aos sistemas de tratamento de água e esgoto da concessionária Águas Castilho nesta quinta-feira, dia 24, foi adiada para o mês de abril.

Para vislumbrar melhor cada uma destas atividades, confira os álbuns fotográficos registrados pela Assessoria de Gabinete da Prefeitura de Castilho durante toda esta manhã.

Fonte: Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto
Autor: Assessoria de Gabinete
Local: Rede Municipal de Ensino
22/03/2022