19 FEV 2022
Secretaria de Educação e Viralcool trazem Cia de Teatro ‘TrovAmores’ a Castilho nesta 2ª e 3ª feira

Com mensagem sobre Meio Ambiente, a trupe teatral visitará escolas da rede municipal de ensino que concentram principalmente alunos residentes na área rural. Apresentação especial para castilhenses de todas as idades acontecerá na noite de terça-feira

O início desta próxima semana começará com uma grande novidade para cerca de 900 crianças da rede municipal de ensino que residem basicamente na área rural de Castilho. Com amplo apoio da Secretaria Municipal de Educação e patrocínio da Viralcool através do PROAC-SP – Programa de Ação Cultural mantido pelo Governo Paulista, a Companhia Teatral “TrovAmores” realizará 04 apresentações totalmente gratuitas no município.

A peça que fala sobre a importância da preservação do Meio Ambiente de forma divertida e marcante, será apresentada às 08h30 da manhã desta segunda-feira (21), na EMEIEF “Maria Dauria Silva Oliveira”, no bairro Jupiá. Neste mesmo dia, às 14h30, também será a vez da garotada da escola “Rosemira A. C. P. Ferreira” reunir-se com os alunos da escola “Mauro Roberto Manoel” para assistir o espetáculo.

No dia seguinte (22), a trupe retorna à zona rural, desta vez apresentando-se para as crianças da EMEIEF “Maria Aparecida Buzachero Bandeira”, encerrando o ciclo voltado exclusivamente à rede municipal de ensino.

Sobre a escolha das escolas onde ocorrerão as apresentações, a secretária de Educação, Silvânia Cintra, explicou:

A iniciativa da Viralcool através do Proac-SP, nos garantiu apenas quatro apresentações desta peça teatral que tem feito enorme sucesso no interior paulista. Como temos 11 escolas na rede municipal, optamos por priorizar as unidades escolares da zona rural e as escolas Mauro Roberto e Rosemira, que são as únicas na cidade que recebem grande parte da clientela rural. Nossa primeira intenção era atender toda a rede escolar municipal, mas a quantidade de espetáculos não era suficiente. Uma opção seria mobilizar ônibus e concentrar um grande público em dois locais da cidade, mas esta alternativa contraria completamente as recomendações de Saúde para evitarmos as aglomerações neste período de pandemia. Por isso, priorizamos o atendimento à clientela rural nas três primeiras apresentações, porque tais alunos têm menores chances de assistir espetáculos como este e o prefeito Paulo Boaventura já deixou claro o seu compromisso de levar mais atrativos culturais às famílias residentes na área rural”, justificou.

APRESENTAÇÃO PÚBLICA - Esta decisão estratégica, no entanto, não privará os demais estudantes e cidadãos interessados em assistir o espetáculo teatral gratuitamente na cidade. Para atender este público, Silvânia anunciou que uma apresentação pública está reservada para as 19h desta próxima terça-feira (22), no Campo Sintético “Israel Alves de Souza”. No entanto, a presença do público será limitada pelas recomendações de distanciamento entre os presentes, e o uso de máscaras será obrigatório para toda a plateia.

Da mesma forma que não podemos superlotar uma escola, colocando em risco a saúde dos alunos e professores, também manteremos as recomendações das autoridades sanitárias nesta apresentação pública marcada para o Campo Sintético. Portanto, os interessados em assistir o espetáculo devem chegar mais cedo, pois o acesso será fechado quando atingirmos a lotação máxima recomendada”, alertou Silvânia.

CURIOSIDADES – Ao abordar a temática ambiental com muito bom humor, a peça teatral apresentada pela Companhia TrovAmores destaca ações como a reciclagem e demais atitudes cotidianas de preservação que a Prefeitura de Castilho tem promovido exaustivamente desde o início do ano passado nas escolas e com o lançamento de programas de governo que visam adequar as políticas públicas castilhenses de destinação correta do lixo.

Com a liderança do prefeito Paulo, Castilho está cumprindo seu papel no Programa Município VerdeAzul, mobilizando a sociedade e meio escolar em ações que tornam Castilho uma cidade mais responsável em relação ao Meio Ambiente. E esta peça trata justamente sobre a importância destas ações para garantirmos que as próximas gerações possam usufruir conscientemente dos nossos recursos naturais, preservando-os e transformando Castilho numa referência para todo o Estado”, destacou a secretária.

Outra curiosidade pouco comum entre as companhias de teatro, é que a TrovAmores percorre os municípios paulistas com um caminhão que se transforma em palco, facilitando suas apresentações em diferentes ambientes. Além disso, após as apresentações, os artistas e a própria diretora Cristina Cury costumam conversar com seu público, colhendo informações sobre suas impressões em relação à peça.

Fonte: Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto
Autor: Secretaria de Educação