A Prefeitura e a SAMAT - Secretaria de Agricultura, Meio Ambiente e Turismo iniciam hoje mais uma intensa campanha nas mídias sociais para convidar a população castilhense a participar ativamente da Audiência Pública que apresentará o Plano Municipal de Coleta Seletiva. O evento está marcado para a quinta-feira que vem, dia 24 de fevereiro, no Anfiteatro do CIEC, com horário agendado para as 09h00.
A audiência pública tem como finalidade esclarecer dúvidas e colher sugestões dos participantes que possibilitem o aperfeiçoamento do Plano Municipal de Coleta Seletiva. Durante o evento, será apresentada à população, o diagnóstico da Coleta Seletiva em Castilho e as diretrizes e ações previstas para melhorias.
IMPORTÂNCIA - O Plano Municipal de Coleta Seletiva é um importante documento que visa à gestão adequada dos resíduos sólidos recicláveis, por meio de um planejamento que leva em consideração os aspectos referentes à sua geração, acondicionamento, coleta, armazenamento, tratamento e disposição final, de forma a atender os requisitos socioambientais e de saúde pública, conforme os preceitos da Política Nacional de Resíduos Sólidos - PNRS. Ainda em concordância com a PNRS, o artigo 18º estabelece que serão priorizados no acesso aos recursos da União, os Municípios que implantarem a coleta seletiva com a participação de Cooperativas ou outras formas de associação de catadores de materiais reutilizáveis e recicláveis.
A SAMAT destaca que é de suma importância a participação da população na construção deste planejamento municipal. Como a realização do evento no modo presencial é obrigatória, a Prefeitura reforça que os interessados em participar devem manter todas as medidas de enfrentamento contra a Covid-19, como o distanciamento social entre as cadeiras, uso obrigatório de máscara facial e álcool em gel.