CASTILHO – Um desejo antigo dos castilhenses agora se torna realidade. Na manhã desta sexta-feira, 29 de novembro, a Prefeita Fátima Nascimento inaugurou oficialmente o Galpão de Reciclagem. Com isso, ela dá mais um importante passo para colocar em prática outro projeto de grande relevância para o Meio Ambiente local, a coleta seletiva.
Localizado na estrada Junqueira, anexo ao Canil Municipal, o galpão conta com 12 integrantes da associação dos catadores de recicláveis. Eles serão responsáveis pela triagem da coleta seletiva de Castilho. O grupo trabalhará em espécie de cooperativa e dividirá em partes iguais os lucros obtidos com as vendas dos materiais. A Prefeitura, por sua vez, entrará com todo suporte necessário. Além de ceder o caminhão para auxiliá-los na coleta do lixo, contribuirá com uma ajuda de custo mensal, mais uma cesta básica.
Na solenidade de inauguração, a Prefeita Fátima falou do quanto este galpão será significativo na vida dos trabalhadores da associação, bem como de todos munícipes. Parabenizou o empenho de todos envolvidos e destacou que a coleta seletiva será um grande avanço.
Estiveram presentes no evento os vereadores Daniel Batista de Oliveira e Flávio Nascimento. Ambos elogiaram a postura da Prefeita pela coragem em colocar em prática o galpão. O secretário de Obras, João Bega Prado, e o diretor de meio ambiente, Fabiano Augusto Castilho Teno, explicaram como será o funcionamento do centro de reciclagem no dia a dia.
De acordo com Teno, Castilho produz em média de 8 a 10 toneladas de lixo por dia e desse total, ao menos 3 toneladas são de recicláveis.
Felizes com o novo espaço para desenvolverem seus trabalhos, os membros da associação de recicláveis cantaram uma música gospel em homenagem à Prefeita. O comandante local da Polícia Militar, sargento De Souza, marcou presença juntamente com o soldado Alencar.
O novo espaço é contemplado com cozinha/refeitório, banheiros masculino e feminino, e ainda sala de almoxarifado. Para o trabalho do dia a dia, eles vão contar com uma esteira rolante para a triagem e uma máquina de prensa para condensar os volumosos materiais.
COLETA SELETIVA – A coleta inicia já na próxima semana e seguirá um cronograma montado pela equipe da Administração. Os moradores poderão colaborar ao separar em suas residências o lixo doméstico daquele que pode ser reciclado, tal como papel, vidro e alumínios. Assim, esse material separado será recolhido nos seguintes dias e bairros: SEGUNDA-FEIRA (Bairros Laranjeira / Caminho das Águas /Housoume). TERÇA-FEIRA (Centro – Entre a Avenida Samira Zhar até Avenida José Luciano Pereira). QUARTA-FEIRA (Bairro Leão I / Leão II / Musa Telles / Chequir Abbud). QUINTA-FEIRA (Alvorada / Olga Benário / Nelson Borges). SEXTA-FEIRA (Jardim Nova York / Beira Rio / Jupiá (Vila dos Operadores).
Lembrando que no comércio e nos supermercados há pontos fixos e serão recolhidos todos os dia.