10 MAR 2018
Educação realiza reunião com formadores do PNAIC

A Secretaria Municipal de Educação promoveu na manhã da última segunda-feira,05, a primeira reunião do ano com os formadores locais do PNAIC (Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa).

Na oportunidade, as formadoras foram recebidas pela secretária Tania Nascimento, que deu boas vindas ao grupo e desejou um ótimo ano de ações voltadas a alfabetização dentro da sala de aula.

O encontro foi conduzido pela coordenadora local Josiani Costa e contou com a presença das responsáveis pela formação nas Pré-Escolas: Eneida Aparecida Pereira Berti da Silva e Maria Soares de Oliveira, bem como com as responsáveis pela formação nas escolas municipais do 1º ao 3º ano Ivone Souza e Sandra Elisa Maciel Iarossi Abreu.

Na pauta, foram reavaliadas as ações do PNAIC em Castilho para elaboração do novo cronograma apoiando-se em quatro eixos de atuação: Formação continuada presencial para professores alfabetizadores e seus orientadores de estudo; materiais didáticos, obras literárias, obras de apoio pedagógicos, jogos e tecnologias educacionais; Avaliações sistemáticas; e Gestão, mobilização e controle social.

LEITURA – Um dos projetos que as formadoras do PNAIC definiram para Castilho neste ano será o de leitura em sala de aula. “Observamos que nossos alunos estão com algumas dificuldades nas atividades de leituras. Então, vamos intensificar esse trabalho junto aos professores para aumentar o desenvolvimento dos nossos alunos”, disse a coordenadora Josiani Costa.

OBJETIVO: O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa tem o propósito de apoiar todos os professores que atuam no ciclo de alfabetização a planejarem as aulas e a usarem de modo articulado os materiais e as referências curriculares e pedagógicas ofertados pelo MEC.

O PNAIC também visa reduzir a distorção idade-série na Educação Básica, melhorar o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e contribuir para o aperfeiçoamento do desempenho dos professores.