10 MAR 2018
Secretaria de Saúde alerta sobre picadas de escorpiões

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Vigilância Epidemiológica, faz um novo alerta à população castilhense. Segundo a enfermeira Naira Janaina de Deus, após o município controlar o surto de conjuntivite o foco agora é voltado aos acidentes com animais peçonhentos.

A maior preocupação tem sido com escorpiões que tem feito muitas vítimas. Só neste ano, janeiro e fevereiro, foram registrado 35 casos de pessoas picadas por animais peçonhentos.

“Podemos dizer que 90% desses casos foram por picadas de escorpião”, disse Naira. Nos últimos anos a média de vítimas por animais peçonhetos sempre esteve próximo de 100 casos. Conforme dados da Vigilância Epidemiológica (ver tabela), os números preocupam a cada ano.

Em 2013 foram 83 registros, enquanto que em 2014 foram 88. O ano de maior incidência foi em 2015 com 104 casos de pessoas picadas. Em 2016 reduziu para 82, mas no ano passado voltou a crescer as ocorrências: 95.

Segundo a enfermeira, a melhor maneira de combater o escorpião é manter os quintais limpos.

DENGUE – Por outro lado, casos de dengue na cidade estão controlados. Em janeiro desse ano havia 18 casos suspeitos e só dois foram positivos. Em Fevereiro foram 09 suspeitos e ainda não há confirmação de positivos.

Ainda assim, a Secretaria Municipal de Saúde prepara um mutirão a ser realizado em toda a cidade entre os dias 12 e 16 de março. Apesar dos números aparentemente baixos, a enfermeira Sandra Pereira Marque alega que a infestação do Aedes Aegypti em Castilho chegou a 4.58, quando o preconizado é abaixo de 1.0.

“Vimos a necessidade de retirada rápida de recipientes inutilizáveis que podem servir de criadouros para mosquito dentro das residências”, explicou Sandra em documento enviado à Prefeita Fátima Nascimento comunicando sobre o mutirão.