17 JAN 2023
SUCESSO ABSOLUTO: Curso de Robótica esgota vagas em 60 minutos de inscrições

O anúncio feito nesta segunda-feira (16) sobre a oportunidade inédita das crianças de 07 a 13 anos de idade participarem de um curso gratuito de Robótica nas salas de novas tecnologias do CIEC surpreendeu pela enorme procura de pais e alunos nesta manhã.

Segundo a Secretária de Educação, Silvânia Cintra, em apenas uma hora de inscrições (das 08 às 09h) as 20 vagas disponíveis já haviam sido preenchidas por crianças de todas as partes da cidade. Ainda assim, ela determinou que outros interessados que fossem ao CIEC nos dois dias de inscrição (das 08 às 12h) de terça e quarta-feira (17 e 18), tivessem seus cadastros realizados e inclusos em uma lista de espera que preencherá vagas remanescentes em caso de desistência dos 20 primeiros inscritos.

Até as 11h desta terça-feira, que foi o primeiro dia de inscrições, já tínhamos o dobro de cadastros realizados para a quantidade de vagas ofertadas. Isso é maravilhoso e mostra o interesse das nossas crianças em ampliar os seus conhecimentos práticos que podem ser muito úteis tanto em suas vidas pessoais, quanto na escola e futuramente no mercado de trabalho. Por isso, já entramos em contato com o Instituto Donadelli – responsável pela aplicação do curso, para estudarmos a possibilidade de abrirmos pelo menos duas turmas neste curso que começa depois de amanhã [quinta-feira, 19]”, informou a secretária.

PROGRAMAÇÃO DE JOGOS ELETRÔNICOS – A nova parceria realizada pela Secretaria de Educação com a empresa fotovoltaica COMERC RENEW também está ofertando outras 20 vagas para os adolescentes com idades entre 13 e 17 anos, interessados em aprender os segredos da Programação visando a criação de Jogos Eletrônicos.

Também inédito no município e totalmente gratuito, as inscrições ainda podem ser feitas pelos interessados nesta quarta-feira (18), no próprio CIEC, das 08 às 12h. Fred Donadelli, um dos professores associados do Instituto e responsável pelos dois cursos, disse que o ensinamento é prático e utiliza um universo bastante conhecido pelos adolescentes, que é o dos jogos:

O bacana é que neste curso, eles aprenderão como criar seus próprios jogos usando a lógica matemática, física e linguagens de programação específicas de diferentes aplicativos. É um convite para adentrar neste mundo mágico onde a criatividade e o conhecimento prático das ciências exatas caminham lado a lado para proporcionar diversão e aprendizado”, finalizou.

Fonte: SME - Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto
Autor: Assessoria de Gabinete