15 JUN 2022
Prefeito Paulo Boaventura libera novas cirurgias pelo programa Opera Castilho

A longa espera por uma simples cirurgia de hérnia ou até mesmo de vesícula chegou ao fim. Nesta segunda-feira, 13, o prefeito Paulo Boaventura despachou direto da Secretaria Municipal de Saúde para liberar mais uma cota de cirurgias. Essas serão realizadas em Ilha Solteira.

O programa “OPERA CASTILHO”, lançado no mês passado, já beneficiou dezenas de castilhenses e tende a ser ampliado.

Vamos dar início também aos encaminhamentos de cirurgias de cataratas, pois a demanda é muito grande”, disse o prefeito.

Ele despachou os novos pedidos ao lado da primeira dama, Edileuza Boaventura, e da secretária de Saúde, Márcia Zoteli.

Fazem parte do programa “Opera Castilho” cirurgias de amídalas, adenóide, hérnia e vesículas. O Município também custeará cirurgias de hemorrectomia e histerectomia (ginecológicas). Outras a equipe de Saúde encaminhará via SUS ou pelo AME.

REGULAÇÃO - Antes de serem encaminhados para a cirurgia, os pacientes passarão por uma pré-consulta de regulação com o médico do CIS, dr Marcelo Herreros, o qual avaliará a gravidade de cada caso para indicar a ordem de prioridades.

A maior parte das cirurgias deverá ocorrer na Santa Casa de Andradina, mas outras podem ser destinadas a Araçatuba, Ilha Solteira ou até mesmo Mirandópolis. Outro detalhe interessante desse encaminhamento é que todos pacientes já sairão de Castilho com exames pré-operatórios em mão, uma forma de encurtar caminhos para agilizar a data das operações.

Fonte: Secretaria Municipal de Saúde e Vigilância Epidemiológica
Autor: Assessoria de Comunicação Social
Local: CIS - Centro Integrado de Saúde "dr Serafim Justo"