07 JUN 2022
População de Castilho poderá avaliar serviços da Saúde e apresentar sugestões

CASTILHO – A partir desta semana quem for ao CIS (Centro Integrado de Saúde), vai se deparar com várias caixinhas de sugestões espalhadas pelo prédio. Junto a essas urnas haverá formulários para que os próprios usuários avaliem a Saúde do município e apresentem sugestões de melhorias.

De acordo com a secretária de Saúde, Márcia Zoteli, a iniciativa partiu da própria equipe gestora e conta com aval do prefeito Paulo Duarte Boaventura. Uma das exigências do Executivo é que os pacientes de fato percebam que em Castilho existe uma Saúde acolhedora.

Os itens a serem avaliados são: recepção/agendamento, sala de espera, atendimento pré e pós consulta, atendimento médico, dentista, fisio ou outro, farmácia, limpeza, se a queixa foi solucionada e se foi orientado sobre o tratamento. Em cada quesito haverá cinco opções de respostas (Muito ruim; Ruim; Bom; Muito Bom ou Excelente).

No verso do formulário ainda há espaços para os pacientes escreverem sugestões, elogios ou reclamações.

Não é obrigatório se identificar. Mas quanto mais gente participar melhor, pois será possível saber o que pensa ou desejam os usuários da Saúde ”, diz Márcia Zoteli.

A princípio, os formulários respondidos serão coletados ao menos uma vez ao mês e em cima dessas informações ou sugestões adequar o atendimento conforme o desejo dos pacientes. Segundo a secretária, o objetivo dessa ação é tornar mais humanizada a relação entre os profissionais da Saúde com a população.

No CIS, as urnas estarão espalhadas pelos seguintes locais: Central de Ambulâncias, Farmácia, Recepção CIS, Recepção Odontologia, Agendamento, Corredor da regulação e Corredor da ala Saúde da Mulher. Por prevenção à Covid, não haverá canetas no local. O ideal é que cada pessoa use a própria caneta para evitar transmissão do vírus.

Além do CIS, em breve também receberão essas caixinhas de sugestões todas as UBSs, o hospital José Fortuna e também a ala da Zoonoses.

Fonte: Secretaria Municipal de Saúde e Vigilância Epidemiológica
Autor: Assessoria de Gabinete
Local: CIS - Centro Integrado de Saúde "Serafim Justo"